07 dezembro 2009

Pedalada do Batom em Dom Pedrito?


Visita ao Castelo de São Demétrio
(Dom Pedrito-RS)
06 Dezembro 2009


Praticamente uma Pedalada do Batom em Dom Pedrito neste Domingo, visitamos o Castelo de São Demétrio, construção da década de 50 + -, onde residiu a família de Demétrio Xavier por muitos anos.

Ao passar pelo trevo de acesso à Dom Pedrito, exatamente 10 km em direção à Santana do Livramento no lado esquerdo da estrada vc verá ao longe o castelo, ficando 1 km adentro dos campos.


Hoje o local está praticamente abandonado, sem moradores, rodeado apenas por plantações de arroz e soja, os ectares arrendados ao redor do castelo já foram pastos de muitas e muitas cabeças de gado anos atrás.

O local não é aberto para visitação e foi nos aberto uma excessão pelo Sr. Odair Ferreira, que nos recepcionou contando um pouco dos causos e histórias do local.

Segundo moradores da região a casa seria assombrada à noite, lendas que circulam na região, talvez para assustar e evitar furtos ao local, lenda que não funcionou muito bem, pois o local já foi saqueado algumas vezes. Geralmente os arrendatários das terras acabam cuidando o local e tentando evitar certos furto de moradores da própria região, que ao invés de preservar sua história, acaba depreciando a mesma.

Uma pena um local lindo como este que deveria ser cultivado e preservado como patrimônio histórico da região esteja abandonado pela família que já não reside mais no município. Local perfeito para a criação de um Resort ou Hotel Fazenda, como acontece hj com a Chácara das Roseiras e Pousada do Sobrado em Bagé.

  


Danielle, Gabi, Carol e Fabiele.





Um comentário:

  1. Que show Heron!!!Podíamos combinar uma visita e um intercâmbio com as gurias de DP.

    ResponderExcluir