11 setembro 2009

YikeBike - Mobilidade Urbana


Apresentado em agosto e com lançamento comercial previsto para 2010, a YikeBike é uma resposta para melhorar a mobilidade urbana de maneira verde.

O conceito nasceu entre um grupo de sonhadores da Nova Zelândia em respostas a algumas perguntas em prol de uma vida confortável e sustentável. As perguntas que direcionaram o projeto foram:

  • Qual a maneira mais simples de ir de A a B com ajuda de uma máquina?
  • Qual é a menor roda que você pode usar para ficar estável, seguro e confortável?
  • É possível fazer algo pequeno o suficiente para ir a qualquer parte da cidade?
  • Nós conseguiríamos fazer um monociclo dramaticamente fácil de usar e dobrar?

Seguindo essas idéias nasceu a YikeBike que fica difícil chamar de bicicleta, mas que nasceu do conceito de uma. Ela lembra muito as bikes de rodas de 60 polegadas do século 19. Fica complicado também chamar de bike porque ela não tem pedais, é impulsionada por um motor elétrico. É feita toda em fibra de carbono e segundo o fabricante tem um grande desempenho. Como um veículo, ela vem com lanternas, piscas e faróis. E completando, ela é dobrável e leve para ser carregada numa sacola.


Ainda não foi testada por muita gente, mas alguns especialistas que deram uma olhada levantaram a dúvida de que ela, como as bikes antigas, não lançariam o piloto à frente quando toparem com algum obstáculo. A bicicleta como conhecemos hoje, com corrente e tração traseira, surgiu em resposta a este problema com as de rodas gigantes. Esta é uma pergunta que teremos que esperar um pouco para ver respondido. Mas o que vemos é que a solução para a mobilidade nas grandes cidades passa pela bicicleta.


Arantix. Nova tecnologia para quadros.

Com um quadro custando 7 mil dólares, essa bike completa chega a 12 mil e faz muito marmanjo parecer criança atrás de um brinquedo novo.


As revistas americanas têm colocado esta bike em listas de objetos do desejo ao lado de carros esportivos e outras coisas que só quem não pensa em grana pode comprar.

Fazendo um paralelo com outras bicicletas americanas comercializadas no Brasil, este preço de 12 mil dólares lá na América do norte, chegaria aqui custando, por baixo, 20 mil dólares, ou seja, 40 mil reais.

O porquê de todo esse alvoroço é o quadro feito no sistema Iso Truss.

Ele parece de longe um cano de cerca de galinha, mas é feito seguindo uma tecnologia muito usada em arquitetura.

São triângulos de fibras de carbono e kevlar montados em sistema piramidal.

Esse sistema garante que o quadro trabalhe muito menos que qualquer outro sistema de construção ou material com o mesmo peso final. Traduzindo, a Delta 7 diz que ele é praticamente inquebrável.

A estrutura Isso Truss tem a propriedade de isolar a região de impacto não deixando que esta força chegue no restante do quadro.

E se alguma avaria acontecer, é possível reparar somente o triangulo afetado, o que não é possível em quadros de carbono normais.

A Delta 7 da garantia indefinida para defeitos de fabricação.

E ainda, a estrutura pode ser customizada. É possível reforçar mais as laterais para endurecer mais ainda o movimento lateral.

O mesmo vale na vertical.[Photo]Agora, para quem acha que a carinha de ralador de queijo pode oferecer algum risco às pernas, não há nada de áspero na estrutura.

Toda a superfície é arredondada pela resina e não oferece risco de fazer da perna de um ciclista um queijo ralado.

Se você tem dinheiro sobrando e quer ser o cara do momento nas pedaladas de domingo, acesse o site da Delta 7.

Eles acabaram de colocar um opção de quadro a 5 mil dólares.

Para saber mais sobre Isso Truss, clique aqui.