18 setembro 2009

Semana Nacional do Trânsito

Logo do evento


Stand Ciclo Regert


Dom Gílio Felício, um dos nossos mais ilustres ciclistas da cidade, abençoando a abertura do Fórum


Foi realizado hj pela manhã , no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza a abertura da Semana Nacional de Trânsito e o 1º Fórum Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável.

Este evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Bagé e SMTC Bagé.

Nesta 1ª edição do Fórum montamos um stand com duas bicicletas, um ilustrando a utilização correta dos materiais de segurança obrigatórios por lei, e outra com alguns itens opcionais para uma melhor visualização do ciclista no trânsito.

Tbm exposto em nosso stand um manequim com os ítens de segurança que td ciclista que se preza deveria utilizar, sendo o capacete (item obrigatório para circulação em BR's), óculos, luvas, sapatilha própria para pedalar, bermuda de ciclismo e camisa de ciclismo.

Confira abaixo os itens que as bicicletas de aro 24 e 26 são obrigadas à serem equipadas:
  • Refletores nos pedais
  • Refletores dianteiro e traseiro (guidão e canote)
  • Refletores laterais (raios)
  • Espelho retrovisor esquerdo
  • Campainha
Destes cinco itens, o espelho e a campainha estão sendo abolidos da obrigatoriedade, a lei que estipula tal detalhe está sendo debatida em Brasília.

Três itens que são de extrema importância ao ciclista:
  • Capacete
  • Sinalizador Dianteiro
  • Sinalizador Traseiro

Aproveito aqui para agradecer a loja Núria Concept que nos apoiou emprestando o manequim para expormos o material em nosso stand.


Desafio Intermodal 2009 (São Paulo)

Bicicleta é Tetra Campeã no Desafio Inermodal em São Paulo.
jdsjdjdfk

Ricardo Bruns e sua bicicleta de roda fixa
Crédito da imagem: Marcelo Pereira/Terra

Pelo quarto ano em seguida, o evento que abre a semana do Dia Mundial Sem Carro, o Desafio Intermodal é vencido por uma bicicleta.

Confesso que estava apreensiva pois afinal, entre as 18 propostas de combinações de modalidades de transporte, até helicóptero havia.

O ponto de largada a Praça Gen Gentil Falcão no Brooklin, local ideal para essa proposta é um importante centro das empresas de São Paulo, região de maior concentração de helipontos do pais, uma avenida por onde por lei já deveria ter uma estrutura cicloviária, ao lado de estações da CPTM, com ampla estrutura de ônibus e é claro uma quantidade razoável de carros a entupir todas as artérias.

Foram precisos apenas 22 minutos e 33 segundos, para Ricardo Bruns pedalar o trajeto de 10 km do Brooklin até a Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, zona central.

Sua velociade média foi de 26 km por hora, muita rápido e detalhe, foi uma bike de roda fixa, dessas que quando você para de pedalar, o pedal continua girando, estilo velódromo, a predileta dos Bike Messengers de NY.

Outra bicicleta e uma motocicleta fecharam o circuito antes do helicóptero e Milton Jung, jornalista da CBN explica os motivos nesse video.



Tomaz Cavalieri estava abordo desse helicóptero, Felipe Meireles na bicicleta que acompanhou um corredor de rua e eu fui com a cadeirante Flávia Maria Paiva Vital, combinamos trem e ônibus, e levamos 1 hora e 48 minutos, até quem veio a pé foi mais rápido.
adskdak
Flávia Maria em cadeira de rodas levou 1hora e 48 minutos para completar o Desafio Intermodal
Crédito da imagem: Marcelo Pereira/Terra

Outro resultado divertido dessa aferição foi que até o patinete conseguiu ser mais veloz e eficiente que o carro, o modal individual motorizado, para onde convergem 4 vezes mais investimentos na infraestrutura urbana aqui em São Paulo.

Enquanto o primeiro mundo se rende a necessidade de se retirar os veículos automotores de seus centros urbanos, a principal cidade do Brasil converge fortunas nesse modelo de mobilidade urbana ultrapassada, já provada como fracassada.

Enquanto isso digo:

Tá com Pressa?
Vá de Bike.

Resultados do Desafio Intermodal

Resultados do Desafio Intermodal
Crédito da imagem: www.ciclobr.com.br

Crédito da postagem:

Pedalada BTT Noturna (15/09/09)

Nesta noite de quinta-feira a chuva atrapalhou a pedalada e deixou triste nosso grupo de ciclistas que sai rigorosamente todas as terças e quintas-feiras às 20h para pedalar.

Abaixo segue release sobre a pedalada de terça à noite:

Pilotos:
Heron, Fagner e Luize

Itinerário:
Ciclovia da Av. Santa Tecla
Forte Santa Tecla
Trevo de São Domingos
Ciclovia Av. Espanha

Ciclocomputador:
TM: 01:04:39
AVS: 22.1
MXS: 51.5
DST: 23.81


Heron Regert

Fagner Nunes

Luize Vesthfal


Um abraço à todos e fiquem ligados e façam parte de nosso twitter tbm!!!