04 janeiro 2010

Benefícios da Bicicleta (José Rubens D'Elia)

Pedalar é um ótimo exercício físico



Pedalar é uma prática que vem conquistando cada vez mais adeptos. Estima-se que cerca de 25 milhões de pessoas pedalem todos os dias por todo o Brasil. Mais da metade desse contingente utiliza a bicicleta como meio de transporte. Segundo José Rubens D´elia, treinador de ciclismo e fisiologista explica que ser um simples ciclista dá uma grande sensação de força e poder. “O efeito do exercício dura oito horas dentro da pessoa”.

Ao fazer o exercício com a bicicleta a pessoa relaxa, abre a menta, oxigena o cérebro. “Quem pedala organiza a cabeça. É uma terapia”, afirma José Rubens. Para começar é recomendado de 30 a 40 minutos três vezes por semana. “Já é um trabalho muito bom para seu sistema cardiovascular e redução de peso”, explica.

Ainda segundo José Rubens, são inúmeros os benefícios que o fato de pedalar trás a saúde. Equilibrar tensão arterial e reduzir gordura são alguns deles. “Após a atividade é possível sentir uma sensação bacana de endorfina. Isso vai te ajudar em tudo, ela elimina o estresse”, ressalta.



Pedalar à noite também tem suas vantagens como fugir do trânsito intenso e das altas taxas de poluentes. Os riscos de cair e se machucar existem, por isso alguns cuidados, como utilizar capacete adequados, luvas e óculos são recomendados. O uso de fones não é adequado, pois interfere na audição do barulho externo.

Apesar dos benefícios, o cardiologista Nabil Ghorayeb conta que tem sido muito relatado na medicina internacional doenças do aparelho genital masculino e até mesmo do feminino dependendo do selim que se usa.

É importante fazer o ajusta correto da bicicleta antes de pedalar, dessa forma, é possível evitar lesões. “Bicicleta não foi feita para fazer musculação”, explica José Rubens, pois, muitas pessoas usam a marcha muito pesada, no entanto, ela deve ser ajustada de acordo com o terreno no qual ela será utilizada.

Fonte:  Equipe Edição Saúde Mix TV e D'Elia Sports Consulting.