09 junho 2010

Ciclista "Alan Bate" em Porto Alegre


Ciclista que dá volta ao mundo chega ao Brasil!!!

O ciclista britânico Alan Bate, que busca diminuir o tempo mundial de circunavegação do planeta via bicicleta, chegou na noite desta terça-feira(8) ao Brasil. Bate está em Porto Alegre (RS), após passar pelo Uruguai (será que passou pertinho de Bagé e nem ficamos sabendo? :( qpena), ele pretende fazer um percurso mais rápido que o do também britânico Julian Sayarer, que deu a volta ao mundo em duas rodas em 165 dias. Bate pedalará pelo Brasil até chegar ao Recife.
A distância, no entanto, não é percorrida totalmente em cima da bicicleta. Para homologar a marca, é necessário passar por 40.075 km, dos quais 28.970 km são realmente feitos em duas rodas. O restante é completado por meio de viagens aéreas ou marítimas de interligação das rotas, nos locais onde não é possível andar de bicicleta.
A mesma bicicleta deve ser usada durante toda a missão. Reparos e substituições de peças são permitidos em caso de falha mecânica. Provas de passagem pelos locais devem ser coletadas, como registros via satélite e fotos representativas de locais pelos quais o ciclista passou.
A viagem começou em 31 de março deste ano, em Bangcoc, capital da Tailândia, onde também terminará. No site oficial de Bate, porém, a data marcada para o início da prova é 31 de março de 2553, já que o calendário tailandês está 543 anos à frente do gregoriano - a contagem anual para o país budista começa no nascimento de Siddhartha Gautama, o Buda.
Ciclista é recebido em Porto Alegre após passar pelo Uruguai Foto: Thiago Ciconet Requia/vc repórter
Fonte: Thiago Ciconet Requia (Porto Alegre-RS) no VCReporter do site Terra.com.br

5ª Etapa Zona Sul de Maratona


A prova disputada neste Domingo, dia 06 de junho, no Santuário de Guadalupe deu uma perfeita definição do atual momento pelo qual passa o MTB da região.
Foram DEZ categorias oficiais que demonstraram um ALTO NÍVEL técnico.
Trechos de estrada e partes de trilha, em especial, a "subida da escadaria" exigiram muito preparo físico. Ciclistas de todo o RS e também do Uruguai tem sido presença constante nas etapas.
Os atletas Paulo Roberto "Xuxa" Regert e Tiago Ramos "Capincho" participaram da prova representando Bagé e as cores da Equipe Bike Mania de Dom Pedrito, Xuxa ficou em 1º lugar na categoria Master C e Capincho 3º colocado na categoria Elite. 

A foto mostra o numeroso pelotão no grid de largada. Isso é fruto de muito trabalho desenvolvido pela ULC ao longo das temporadas.
As parcerias também garantem a continuidade desta trabalho.
A prova de Pelotas é importante por permite a coordenação fazer uma avaliação do ZONA SUL de MTB.
A divulgação através dos meios de imprensa também formata uma nova identidade do MTB: eventos de qualidade com nível técnico.

5ª etapa zona sul Pelotas 06.06.10 074.jpg

Uma das categorias mais disputadas no Zona Sul Maratona 2010 é a ESTREANTE. 
A cada etapa observa-se um estilo esportivo que encanta os desportistas.
Vários ciclistas revesam-se na posição de líder do certame.
Cada etapa uma disputa. Pelotas não poderia ser diferente.
Marcos, Tarcíso e Mafu didiviram a atenção nas tres voltas percorridas.
O percurso técnico valeu vantagem a MARCOS ELIAS, que trouxe MAFU para a segunda posição.
Essa categoria é a base para as próximas temporadas. Nomes que hoje são destaque gaúcho, projetaram-se extamente nessa divisão.
É a "fabrica de talentos" da região sul.


Os campeonatos de mountain-bike tiveram a maioria de atletas masculinos. 
O Zona Sul mostra que a beleza feminina também tem alto nível técnico.
A FEMININA é a divisão que teve em PELOTAS , seis integrantes que percorreram o difícil trajeto de 14 kms.
Brilhante participação que mostra toda a integração dessa FAMILIA DA ZONA SUL.
Tem mais ciclistas que já preparam suas BIKES para as próxima etapas.
Parabéns as atletas pela performace apresentada.
O ano de 2010 ainda tem mais sete etapas do MARATONA aqui em nossa região. Canguçu será o próximo encontro.
PARTICIPE!!!

Fonte: Dirceu www.ulcmtb.com.br

Para quem não viu!

No Domingo passado rolou o Pampedal especial da Semana do Meio Ambiente 2010, a RBS TV Bagé esteve presente e fez uma super matéria com a galera.
Confira no vídeo abaixo a edição completa do Jornal do Almoço regional onde a matéria foi veiculada.

Dyna-Sys Shimano

Dyna-Sys: Próxima geração da Shimano 10 velocidades MTB Drivetrain
Mais marchas?
Isso mesmo, se vc achou que os cassettes de nove velocidades para mtb já eram exageros com suas correntes extra finas, conheça agora mais esse lançamento da Shimano, serão os tradicionais pédivelas com coroas triplas com uma relação de cassette com 10 velocidades, totalizando 30 marchas em sua magrela.
Essa foi a resposta da Shimano após a concorrente SRAM lançar o modelo XX com uma idéia inovadora, eliminando a coroa menor e criando uma nova opção de marcha na traseira. Vários pilotos já utilizavam este sistema antes mesmo da Sram lançá-lo no mercado, um exemplo é o "Dinossauro lenda-viva" do mtb, Tinker Juarez.
Confira no link um especial sobre esta novidade shimano.


Acima o lançamento Dyna-Sys da Shimano e abaixo o XX da concorrente Sram:


Acima Tinker Juarez, um dos idealizadores da proposta "twenty XX".

Bicicletas comunitárias na FURG

Ao visitar o blog de meu amigo de pedaladas, Professor Franz, me deparei com uma matéria sensacional retirada do site da globo.com, não pude resistir e copiei para colar aqui.
Acompanhe no link especial abaixo a matéria sobre as bicicletas comunitárias da FURG em Rio Grande.
Blog do Luis Franz

Reinventaram a roda?


Pesquisadores mostram invenção que promete revolucionar
Durante a Cúpula de Copenhague (COP-15), pesquisadores norte-americanos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) apresentaram ao mundo a “Roda de Copenhague”.
O invento é movido a bateria, que se recarrega com o próprio movimento da bicicleta.
A roda pode ser instalada em qualquer tipo de bicicleta. A roda custará o equivalente a R$ 1.400.
Aguardaremos ansiosos a sua entrada no mercado brasileiro.
Confira + no vídeo abaixo.

Fraude tecnológica!

Campeão olímpico é suspeito de fraudar provas utilizando um motor em sua bicicleta.

Era só o que faltava. Não bastassem os casos de EPO, doping sanguíneos, Operação Puerto e outros inúmeros sistemas para burlar as regras do jogo limpo, agora chegou a vez do doping tecnológico.


Ao que tudo indica, o ciclista suíço Fabian Cancellara – medalhista de ouro na crono e de prata na estrada nos Jogos Olímpicos de Pequim e tetracampeão do mundo de contrarrelógio individual – tem uma arma secreta que só foi descoberta agora.

A bike de Cancellara tem um motor elétrico escondido dentro do tubo de selim. O comando fica discretamente localizado na manete direita.

A denúncia veio a tona numa reportagem do site do jornal italiano Gazzetta Dello Sport. Nas imagens da RAI feitas durante a Paris-Roubaix e Tour de Flandres é possível ver o atleta acionar o botão e aumentar repentinamente a velocidade da bike em comparação aos seus adversários. Na prática, é como acionar o acelerador de uma motocicleta.

Em 2010, Cancellara venceu a Paris-Roubaix, o Tour de Flandres e a Volta de Oman.
Segundo a reportagem, essa tecnologia existe desde 2004.







Fonte: Revista Bike Magazine e GAZZETTA DELLO SPORT