27 setembro 2010

Desafio Intermodal 2010 em São Paulo

Aconteceu ontem em São Paulo o 5º Desafio Intermodal. A prova com 14km de extensão testa o tempo gasto para se locomover de diferentes formas na cidade. Participaram 25 competidores, utilizando-se de skate, carro, helicóptero, moto, metrô, ônibus, taxi, bicicleta, patins, monociclo e um cadeirante. A largada ocorreu na Praça General Gentil Falcão, na Av. Berrini e terminou na porta do prédio da prefeitura, no Centro.
Algumas regras sempre devem ser respeitadas durante a prova, entre elas respeitar todas as regras de trânsito e que o tempo computado é o do deslocamento completo e não somente o do meio utilizado (isso inclui o tempo utilizado para chegar ao veículo e estacionar).

O helicóptero que participaria do desafio nem chegou a largar devido ao mal tempo. Para mim ele já sairia perdendo feio só pelo tempo de levantar vôo/pousar.
A saída foi às 18h15 e o vencedor do desafio foi o motoboy Fabio Alves, de 35 anos, que completou o percurso em em 20 minutos e 20 segundos, seguido pelo designer Wagner de Carvalho, de 39 anos que estava numa fixa (bicicleta com freios nos pedais e não no guidão) e levou 36 segundos a mais que o motoboy para percorrer o trajeto.
O Desafio Intermodal, além de mostrar o meio de transporte mais eficiente também computa dados como teste de poluentes emitidos e gastos financeiros necessários.
Além disso, o Desafio Intermodal abre a Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de Setembro. Durante essa semana encontramos em Sampa uma série de seminários sobre transporte.
Atualmente o paulistano gasta em média 2h42 em deslocamento diariamente.
Segue a matéria da bike repórter Renata Falzoni @rfalzoni


Dica de site..

Sempre que me sobra um tempinho dou um pulinho no site "Bem Legaus" de André Montejorge.
Bem Legaus!
O site tem várias dicas interessantes, geralmente sobre produtos fora do casual, vale dar uma conferida.

Segue abaixo alguns exemplos relacionado às magrelas:


Existem conceitos e conceitos! Alguns, como o deste pneu, são simples demais de serem colocados em prática e certamente garantem um toque único em qualquer bike! Batizado de "Spread your love" (Espalhe seu amor), este projeto é de Hamed Kohan, do Irã (faz jus, né?!). É mais um dos incríveis trabalhos selecionados como finalistas do Seoul Cycle Design Competition 2010. A ideia até pode não ser tãããão nova assim, mas pneus com relevos em formato de corações de tamanhos e cores variadas eu nunca tinha visto. Sem falar que pra completar, os racks para estacionar as bicicletas também têm forma de coração. Um jeito bem legal de espalhar amor pelas ruas! "Amorosamente legaus"!



Mochila de ciclista

Sensacional este conceito criado por Lee Myung Su! Vencedor do Red Dot Design Award 2010, seu SEIL (Safe Aproveite Interact Light) é mais uma ideia que visa aumentar a segurança dos ciclistas, principalmente à noite. Basicamente são dois componentes: uma mochila equipada com LEDs e um controle sem fio destacável (que até lembra as antigas campainhas/buzinas). Preso junto ao guidão, ele funciona como os piscas de moto, bastando um toque com o dedo para sinalizar que o ciclista vai parar, entrar à direita ou esquerda, que tem uma emergência, que está pedalando, etc. Uma solução muito legal que poderia ir logo para as ruas. Abaixo você vê uma demonstração de uso do SEIL. "Sinalizantemente legaus"!



Abridor de bicicleta

Legal demais esta idéia! principalmente porque ela junta duas coisas bem bacanas: um acessório sempre útil, como o abridor, e a reciclagem. Criação do Steel Toe Studios, ele usa peças de bicicleta soldadas e com um acabamento impecável. Para completar, o abridor vem com um pequeno chaveiro feito de outro naco do que um dia foi uma bike. A embalagem é uma simpática latinha (o rótulo adesivado poderia ser melhor acabado) e o conjunto sai por 25 dólares. "Pedalantemente legaus"!

Estojos bicicleteiros

Sabe o que dá pra fazer com pneus de bicicletas tipo moutain bike que não servem mais para as magrelas?! Estojos pra lá de legais! Estas criações da Moneytubes sem dúvida garantem um visual moderno e diferente para os estudantes que curtem esportes radicais. São diversos modelos, todos feitos à mão, mas a empresa faz muito mais, reaproveitando câmeras de ar e pneus fazendo carteiras e outros objetos, reciclando e contribuindo com o meio ambiente. Custam em média 35 euros cada. "Pneumaticamente legaus"!
Link's especiais:

In Memoriam

Jure Robic, considerado por muitos o maior ciclista de longa/ultra distância dos últimos tempos, faleceu nesta sexta-feira, 24 de Setembro, vítima de um acidente, aos 45 anos.

Jure treinava em uma estrada de chão batido - como parte de sua preparação para uma prova na Austrália (Crocodile Trophy) - quando colidiu frontalmente com um veículo que trafegava em sentido contrário, em uma curva da estrada. O carro, conduzido por um morador local, estava puxando um reboque, o que pode ter contribuído para o infortúnio. O acidente, que está sob investigação, ocorreu a cerca de 5 km da residência de Jure, na localidade de Jesenice, Eslovênia.

A extensa lista de triunfos do grande atleta esloveno inclui 5 vitórias na Race Across America (RAAM), 3 vitórias na Race Across Slovenia (DOS), e 2 vitórias no Le Tour Direct.

Jure deixa esposa e um filho.

Tristeza e perplexidade.

Inspiração para auto-superação.

Abaixo trailer do documentário (que aparentemente nunca foi lançado?) sobre Jure, intitulado "A Roda da Vida"


Pedalada do Batom

Aproveitando o belo dia que fez neste sábado, 25 de Setembro, percorremos 23 kilômetros em cerca de 2h de pedal.
Saímos da Ciclo Regert em direção à ciclovia da Av. Santa Tecla, passando pelo trevinho da Urcamp indo em direção ao Prado Velho. Após uma breve pausa em frente ao haras nos direcionamos ao Parque do Gaúcho para passar pelo "Acampamento do Bixo Verde", retornando pela ciclovia do "21".

Pedalada do Batom (25 Setembro 2010) (8)

Pedalada do Batom (25 Setembro 2010) (13)

Pedalada do Batom (25 Setembro 2010) (1)


Speed Noturno (23 Setembrol 2010)

Na tradicional pedalada noturna dos speedeiros na quinta à noite nos reunimos entre sete ciclistas e juntamos mais dois parceiros no trecho, Januário e "Padre" Adair.

Na saída (foto abaixo) Luciano "Perú", Leonardo, Paulinho, Henrique, Éverton "Maninho", "Dom" Pedro e Heron.

Após uma fuga já na ida em direção à PRF, Perú e Henrique conseguiram escapar deixando o pelotão para trás, completando a volta com 1h07m de tempo com 40 km percorridos.

Speed Noturno - 23 Seembro 2010 (1)

Se vc quer se reunir à esta galera é só aparecer nas quintas-feiras às 19:30 no módulo da Brigada Militar próximo ao ginásio do Militão, a saída é sempre às 20h.