13 fevereiro 2011

Bicicross


A primeira vez... (Reprodução / TV Globo)


O bicampeão Ramiro Marino bem que tentou. Renatinho Rezende, atual vencedor, também brigou até o fim, mas não foi o suficiente. A Copa América de Bicicross tem um novo campeão, o colombiano Augusto Castro. Ele venceu todas as baterias que disputou no evento disputado na manhã deste domingo em Indaiatuba, interior de São Paulo.


As eliminatórias tinham oito pilotos em cada bateria, nas quais os quatro primeiros avançavam. Na primeira bateria da primeira fase eliminatória, o venezuelano Jonathan Suarez, um dos favoritos ao título, foi muito superior aos outros concorrentes e cruzou a linha de chegada na primeira colocação com folga. O americano Travis Ohrazda, outro forte competidor, ficou na terceira posição e também avançou.


Nas outras eliminatórias, os favoritos também avançaram. O colombiano Augusto Castro, os argentinos Frederico Polo e o bicampeão Ramiro Marino, e os brasileiros Edson Marcos, o Juninho, o experiente Deivlim Balthazar, Hugo Osteti, de apenas 17 anos, e o atual campeão, Renato Rezende.
- Ainda não tem nada ganho. É um prazer correr esses gringos de alto nível. Vamos caminhando e se Deus quiser, estarei na final – disse Renatinho.
Nas quartas de final, o destaque ficou para última bateria, para o confronto entre os brasileiros Hugo Osteti e Renato Rezende. Hugo levou a melhor e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas Renatinho também garantiu sua vaga ao chegar em terceiro lugar.
Na semifinal, 16 ciclistas e apenas oito vagas na grande final. Com grandes nomes, o nível da prova cresceu e grandes nomes começaram a ficar pelo caminho. Na primeira bateria, Deivlim Balthazar e Augusto Castro foram os destaques positivos. O brasileiro Edson Júnior, o argentino Frederico Polo e o americano Travis Ohrazda não conseguiram seguir para a decisão. Na segunda bateria, Ramiro Marino, Renato Rezende e Hugo Osteti confirmaram o favoritismo e avançaram.
- Expectativa de estar na final é muito grande, tentar mais um título. Vou dar o melhor de mim, àqueles que estiverem torcendo por mim, eu agradeço muito, me dediquei bastante para estar aqui. Trinta e um anos, o mais velho da final, pelo sexto ano consecutivo. Uma das metas foi conquistada, agora vamos para a final, o próximo objetivo é subir ao pódio – disse Deivlim Balthazar.
Mas não deu para Balthazar. Na decisão, a disputa foi até a última curva. O colombiano Augusto Castro, o argentino Ramiro Marino e o brasileiro Renato Rezende fizeram uma bela briga. Mas não deu para o bicampeão Marino e Renatinho, que defendia o título. Augusto Castro venceu sua primeira Copa América de Bicicross e empatou o placar entre brasileiros e gringos. Renato Rezende ficou em segundo e Ramiro Marino na terceira colocação.
- Foi uma vitória muito importante para mim. Na América Latina, a prova teve um bom nível – disse o novo campeão.
Na prova feminina, a brasileira Bianca Quinalha também conquistou seu primeiro título na competição ao chegar com grande folga na frente das outras concorrentes.
- Larguei mal, patinei no “gate”, mas nunca desisti do que eu quero e está aí, fui até o final e ganhei – disse a emocionada campeã.

Copa América de Bicicross (Foto: Sérgio Shibuya / divulgação)
Assista aos vídeos deste evento no link abaixo:
Fonte: Globo.com