16 fevereiro 2011

Lance anuncia sua aposentadoria...


O ciclista norte-americano Lance Armstrong, 39 anos, campeão sete vezes consecutivas da Volta da França, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria. O atleta disputou sua última prova há um mês. As informações são do site Globoesporte.com.

A ideia de Armstrong a partir de agora é se dedicar a criar seus cinco filhos e cuidar da sua fundação que ajuda vítimas do câncer. Em 1996, o atleta superou a doença e criou a Livestrong.

Nos últimos anos, o ciclista foi acusado mais de uma vez de doping, mas nunca foi pego em um exame.


Final de novela?

O anúncio foi feito nesta terça-feira, e dá conta da total liberação do ciclista três vezes campeão da tradicional prova gaulesa - isso porque, inclusive, manteve a taça conquistada em 2010, a qual acusou a infração. A UCI e a Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês) poderão recorrer da decisão do colegiado espanhol.
"Alberto Contador foi oficialmente absolvido pela Real Federação Espanhola de Ciclismo e foi autorizado a voltar às competições de maneira imediata. Se não tivermos imprevistos tardios, nesta quarta-feira ele irá correr com a equipe Saxo Bank na Volta do Algarve, em Portugal", afirmou Jacinto Vidarte, porta-voz do atleta.
Contador foi flagrado pelo uso de clembuterol, substância broncodilatadora que aumenta a capacidade aeróbia e acelera o metabolismo da queima de gordura, auxiliando na perda de peso. A defesa do atleta afirmou que ele ingeriu a substância ao comer carne contaminada, e ganhou a causa ao ser verificado que a quantidade da substância presente no corpo do atleta seria pequena demais para se configurar o doping.
Abaixo os agradecimentos que Alberto Contador postou em seu twitter:



Contador foi liberado com embasamento do comitê julgador, composto por 4 membros, está na absolvição do jogador de tênis de mesa, Dmitrij Ovtcharov, que foi pego com 25 "picogramas" de clembuterol a mais do que Contador, ou seja, 75 picogramas e Contador 50.

Esta abertura de precedente vai trazer muitos problemas ao esporte que pode ficar com a imagem ainda mais atrelada aos escândalos de doping e estes agora chancelados pelo próprio órgão fiscalizador.