23 janeiro 2012

Estúdio italiano cria estante para guardar bicicleta na sala


A Bookbike, do estúdio de design BYografia, é uma estante que vem com um gancho especial para pendurar uma bicicleta

Arranjar um lugar para guardar coisas é uma questão complicada para quem mora em um espaço pequeno, especialmente se uma dessas coisas for uma bicicleta. Pensando nisso, o estúdio de design italiano BYografiacriou a Bookbike, uma prateleira para guardar de livros a uma bicicleta.
O  estúdio de design descreve a Bookbike como "uma peça de mobiliário desenhada para guardar objetos que, de acordo com a tradição, seriam incompatíveis com os cômodos de uma casa". Segundo o próprio BYografia, o objetivo da peça é "dar beleza ao que não pode ser escondido."
A Bookbike é uma estante com um gancho para pendurar uma bicicleta, sem ocupar muito espaço. Ela pode ser montada e desmontada facilmente e pode ser fixada à parede ou não. A bicicleta é pendurada à Bookbike verticalmente, "economizando" espaço. O gancho para pendurar a bicicleta pode ser posicionado da maneira que for mais conveniente, de acordo com o tamanho e dimensões da bicicleta.
A estante é feita de madeira compensada curvada e de MDF compensada. Para quem não sabe, MDF é uma chapa de fibras de madeira comprimida de alta resistência utilizada na confecção de móveis em geral. Essas fibras de madeira podem ser misturadas a resinas sintéticas e outros aditivos.
Parte da estrutura da Bookbike é coberta com um material antiarranhões para proteger a estante de qualquer contato brusco com os pedais ou de qualquer outra área da bicicleta. Á área de contato entre as rodas da bicicleta e o armário também é protegida, mas por um tipo de forro. O móvel vem em duas opções de cores: branco giz ou cinza carvão e tem 250 centímetros de altura, 88 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade.
Uma Bookbike custa em média 2865 Euros (quase R$ 6,5 mil). No Brasil, a Byografia é representada pelaVermontex Contemporary Design Agency & Distribution, de São Paulo. Quem tiver interesse em adquirir uma estante Bookbike, pode entrar em contato com a Vermontex por meio do site oficial da empresa.