05 junho 2012

Edição Extra Light da Pedalada do Batom

Neste sábado, 09 de julho, teremos mais uma edição EXTRA LIGHT da PEDALADA DO BATOM, ou seja, saída às 15h na Ciclo Regert, subindo até o Trevo de acesso à Bagé, pela Ciclovia da Av. Stª Tecla. São apenas 8 km's no total, com várias paradas, se necessário.

Participem, compartilhem e vamos colocar essa galera novata a encarar o pedal!!!



No retorno, teremos o PEDALIGHT com roteiro no Trevinho da Urcamp com 18 km's, bem na boa.

Mais uma edição do DH urbano em Bento Gonçalves


Nos dias 29 e 30 de setembro, a cidade de Bento Gonçalves, RS, estará recebendo os downhilleiros de todo o país para encararem a 2ª edição do Downhill Urbano do Vinho.

Link's relacionados:

Audax Brevet Misto


   A Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre esté preparando para o dia 24 de junho, o primeiro Brevet Misto de 200 km's da Capital Gaúcha, com 75 km de asfalto + 17 km de estradinha de chão + travessia de balsa + 6 km de asfalto + 16 km de terra (estradinha) + 21 km asfalto + travessia balsa + 79 km asfalto = MUITA adrelina. Interessou? Clique no banner acima e acesse o link de informações.

Gerando energia no pedal...


   No Dia Mundial do Meio Ambiente segue esta matéria especial sobre a geração sustentável de energia. Pode parecer complicado falar sobre isso, mas pelo contrário: criatividade não falta nos projetos que propalam o tema. Prova disso é um pequeno hotel na Dinamarca que oferece hospedagem e comida de graça. Quer dizer, quase de graça. Você não precisa pagar com dinheiro, mas em troca deve pedalar uma bicicleta elétrica. Isso mesmo!
   A bike está ligada a um gerador e para gerar 10 watts de energia deve ser pedalada por apenas 15 minutinhos. É também o tempo suficiente para ganhar uma refeição do hotel. Já a hospedagem vai exigir um pouco mais de esforço. A energia produzida é armazenada em baterias e em seguida incorporada ao circuito elétrico do hotel.
   Com os 10 watts, é possível alimentar um par de lâmpadas. Pode parecer pouco – e para abastecer o hotel bastam os 2.500 m² de painéis solares que cobrem a fachada principal do edifício -, mas o objetivo principal é que os hóspedes do Crowne Plaza Copenhagen Towers se sensibilizem com as questões ambientais e tomem consciência da importância da utilização de energias renováveis.
   Então, vamos lá! Já que estamos em uma semana especial, vamos entender direito: qual é mesmo a importância da energia renovável? Como pedalar uma bicicleta pode ajudar o meio ambiente? Entre as muitas razões, o planeta atualmente está na palma da mão dos combustíveis fósseis, que fornecem mais de 85% da energia que utilizamos. O problema é simples: carvão, petróleo e gás natural são esgotáveis e emitem muito CO2, que contribui para o aquecimento global.
   Mesmo que o assunto não seja as mudanças climáticas, as energias renováveis continuam sendo a melhor opção: promovem o desenvolvimento local e o fortalecimento da autoconfiança econômica, uma vez que são muito mais baratas do que as tradicionais. Enquanto a Iniciativa Empregos Verdes mostra que a economia verde pode criar 60 milhões de empregos no mundo, a Organização das Nações Unidas aponta que o modelo é, ainda, um modo de aumentar o controle e a administração da própria comunidade sobre os recursos locais, criando segurança econômica. Nada mal, não?