20 julho 2012

Feliz Dia do Amigo

   Uma das grandes vantagens do esporte, e qualquer atividade em grupo, é a quantidade de pessoas e o circulo de amizades que se cria em volta, no nosso caso, a bicicleta é a grande desculpa, e a grande "culpada". "Senhor", obrigado por cada amigo especial que nossa "Santa Bicicletinha" nos proporciona conhecer e fazer parte de nossa vida! Aos nossos amigos...
   UM FELIZ DIA DO AMIGO!!!

Bicicletas sustentáveis...


Jovens de São Paulo constroem bicicletas de bambu

Foto: JOVENS DE SÃO PAULO CONSTROEM BICICLETAS DE BAMBU

Todos os dias, um grupo de 12 jovens bate ponto no Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo. Logo de manhã, já começam a desamarrar pacotes de bambu. Com uma cola natural, feita ali mesmo, juntam os pedaços, formando quadros triangulares. Três horas de secagem e outras peças são acopladas. Rodas, câmbio, catracas, guidão e aí está: uma bicicleta novinha, para um dos 4,6 mil alunos da rede municipal ir e voltar da escola pedalando.
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   Todos os dias, um grupo de 12 jovens bate ponto no Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo. Logo de manhã, já começam a desamarrar pacotes de bambu. Com uma cola natural, feita ali mesmo, juntam os pedaços, formando quadros triangulares. Três horas de secagem e outras peças são acopladas. Rodas, câmbio, catracas, guidão e aí está: uma bicicleta novinha, para um dos 4,6 mil alunos da rede municipal ir e voltar da escola pedalando.


   É assim que funciona a primeira e única "fábrica" de bicicletas de bambu de São Paulo. Ocupando dois andares de um CEU, ela é peça essencial do projeto "Escolas de Bicicletas", que prevê que, até o fim do ano, cem alunos de 12 a 14 anos em cada um dos 46 CEUs se desloquem para a escola em comboios de bicicletas, acompanhados por monitores. Hoje, cerca de 500 crianças já pedalam nesse esquema. E todas as bicicletas saem das mãos dos 12 jovens do Jardim Paulistano.


   A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 50 bicicletas por dia e, desde o início da operação, em março, já construiu 1,5 mil. Serão 4.680 até novembro. Segundo o coordenador do projeto, Daniel Guth, a opção pelo bambu não é à toa. "Nossa ideia não é apenas colocar bicicletas na rua, mas também conscientizar as crianças sobre conceitos como sustentabilidade e ambientalismo. O bambu gasta muito menos energia do que o alumínio e é produzido bem perto daqui, em Bragança Paulista, o que diminui os custos com transporte. A pegada de carbono é muito pequena."


   Durabilidade
   Guth também garante que o material é resistente. Segundo ele, testes de resistência foram feitos a pedido da Prefeitura antes do início do projeto e cada bicicleta aguentou, em média, 1,6 tonelada antes de o bambu começar a rachar. "Essas bicicletas podem durar até 20 anos", diz o designer carioca Flávio Deslandes, que concebeu a bicicleta. Ele mora na Dinamarca há mais de uma década, projeta bikes de bambu desde 1995, e desenhou o modelo do CEU especialmente para o programa municipal.
Toda a fabricação das bicicletas e dos bicicletários nos CEUs, além do treinamento dos alunos, está orçada em R$ 3,1 milhões. Os jovens recebem salário do Instituto Parada Vital, entidade contratada para o projeto. 



Indaiatuba oferece "bike ecológica" de graça

 

   A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, colocou esta semana em funcionamento um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas ecológicas. Cem bikes foram distribuídas em três pontos estratégicos da cidade. Até o fim do ano, com a inauguração de mais um bicicletário, serão 200.
Nos moldes do programa adotado em São Paulo em maio, o Ecobike de Indaiatuba tem como grande vantagem a gratuidade e o uso de materiais com menor impacto ambiental. "A cidade não tem problemas de excesso de veículos ou congestionamentos. Mas queríamos estimular o uso das bicicletas como meio de transporte", diz o secretário de Obras, Vias Públicas e Trânsito, José Carlos Selone.
Para reforçar o caráter ambiental da medida, a prefeitura foi buscar na cidade vizinha de Salto uma empresa que produzia quadros "ecológicos". As ecobikes, como foram chamadas, têm o quadro feito com garrafas PET recicladas. A bike ecológica, segundo a prefeitura, é flexível, não enferruja, elimina a solda e pintura e não precisa de amortecedor.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos, ou menor acompanhado pelo pai ou pela mãe, poderá usar as bicicletas por um período de 4 horas - na capital, há uma taxa e uma mensalidades. As bikes ficarão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h ; e, no fim de semana, das 9h às 12h e das 14h às 18 h. 


Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo.