21 julho 2012

Wiggins fatura o Tour de France 2012

   Bradley Wiggins é o campeão do Tour de France 2012. Com direito a show no contra-relógio, que se não é a etapa final é a que define, de fato, a disputa, o ciclista da Sky Procycling sobrou em relação aos seus adversários neste sábado e foi o mais rápido nos 53,5 quilômetros entre as cidades de Bonneval e Chartres, fazendo o percurso em 1h04min13s.

Foto: [Stage 19: Results] Imperial Wiggins !

Wiggins impérial !
   Aos 32 anos, Wiggins faz história ao tornar-se o primeiro britânico a conquistar a principal disputa do ciclismo mundial. Isto porque ele não será mais alcançado por seus rivais, já que ampliou a vantagem - que já era enorme - para 3min21s em relação ao seu companheiro de equipe e segundo colocado no geral, Christian Froome, e o estágio final é, até por tradição, apenas uma festa com chegada nas ruas de Paris, capital francesa, regada a Champagne e palmas da torcida.  

   A confirmação do título já era esperada, tal a performance de Wiggins desde a sexta etapa, quando assumiu e não perdeu mais a camisa amarela, de líder geral. Mas sua exibição no contrarrelógio deste sábado valorizou ainda mais a conquista, já que ele não só venceu como pulverizou o tempo dos demais adversários, incluindo na lista ótimos velocistas.

O britânico terminou os 53,5 quilômetros incríveis 1min16s à frente do compatriota Froome, segundo colocado, seguido pelo espanhol Luis-Leon Sanchez, da Rabobank, terceiro. Assim, os 120 quilômetros finais entre Rambouillet e à chegada na avenida Champs-Élysées, no Arco do Triunfo, em Paris, no domingo, servirão apenas para Wiggins desfilar como campeão e ser consagrado oficialmente como tal. Wiggins tem agora um tempo total de 84h26min31s, sendo 3min21s de vantagem para Froome. 


O dono da camisa verde - que indica o líder por pontos - e também já campeão é o eslovaco Peter Sagan, da Liquigas-Cannondale, com 386 pontos. Segundo colocado, o alemão André Greipel, da Lotto-Belisol, vem muito atrás, com 264. Sagan foi a sensação do Tour, tendo ganho três etapas.




Thomas Voeckler, ciclista francês da Europcar, é o melhor montahista deste ano - portanto, veste a camisa branca com bolinhas vermelhas. Ele soma 134 pontos contra 123 do sueco Fredrik Kessiakoff, da Astana, segundo colocado.  




O norte-americano Tejay van Garderen, da BMC, é o dono final da casmisa branca, de melhor jovem - ciclista tem de ter ou completar 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da disputa. Já campeão, ele soma um tempo total de 84h37min35s, com 6min13s de vantagem para o francês Thibau Pinot, da FDJ, segundo.





Fontes: ESPN e LE Tour