31 julho 2012

Ladeeeeeira abaaaixo







TODO SANTO AJUDA: Bicicletinha de Jeff em ação; acima, detalhe do guidão


Foi pensando em ficar famoso que o designer de produtos Jeff Tiedeken apressou o projeto de uma bicicleta movida apenas pela força da gravidade. 



Óbvio que a maioria das bicicletas, quando não estão sendo pedaladas, tem o conceito parecido com o do modelo de Jeff, e todas funcionam muito bem em descidas. Seu plano, no entanto, era inscrever a invenção no respeitado concurso de design Core77 e levar a bicicleta ao conhecimento do maior número possível de pessoas.


A geometria do quadro esquisita, com tubos alinhados de um jeito diferente, e o guidão estreito deixam o ciclista em uma posição parecida com o “Escocês Voador”, Graeme Obree, em sua Old Faithful, a bicicleta que já bateu o recorde mundial de pista.


Parece que o esforço de Jeff não foi em vão, pois seu invento ficou entre os dez melhores da competição. Como a bicicleta só serve para descer, ela não tem corrente e muito menos pedais. Mas ele pensou na aerodinâmica e, ladeira abaixo, sua bicicleta chega perto dos 100 km/h. O vídeo a seguir tem apenas seis segundos, mas dá para ter uma boa ideia do veículo em ação.