09 agosto 2012

Poema de Fernando Miguel Bernardes

  Encontrei hoje no blog Velha guarda do colégio estadual de Bagé uma postagem especial aos ciclistas e resolvi compartilhar por aqui, segue abaixo:

 Foto do escritor Damián, por Agustín García

   Nestes tempos onde os ciclistas andam um pouco preocupados com suas pedaladas, achamos bem publicar uma postagem com o tema Bicicleta. Este poema de Fernando Miguel Bernardes, ilustardo com a foto do escritor Damián González Bertolino (prêmio Morosoli de Literatura 2008),  é uma homenagem a todos os ciclistas do mundo que pedalam por dias melhores.
.
A MINHA BICICLETA
.
Fernando Miguel Bernardes
.
A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais !

A minha bicicleta
tem um guiador
quando monto nela...
...sou aviador!

No jardim onde ando
não vejo um canteiro...
sou aviador,
vejo o mundo inteiro

Voo mesmo a sério !...

Por cima das árvores
(não toco no chão!)
voo mesmo a sério
vou de avião...

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento,
gosto mais assim :

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês:

É um avião,
pois eu não te digo?!

Da próxima vez...

Da próxima vez
Levo-te comigo?

Brasileiro leva tombo, machuca o ombro e está fora da disputa do BMX em Londres


Getty
Renato Rezende terminou o primeiro dia no 8º lugar
Renato Rezende: despedida precoce dos Jogos


O brasileiro Renato Rezende começou muito bem as quartas de final do BMX Olímpico, mas depois de perder o controle da bicicleta na curva, sofrer forte queda e ser literalmente atropelado por um adversário na segunda descida, ele abandonou a competição e acabou fora da disputa por um lugar na semifinal da competição.

Na primeira bateria, válida pelas quartas de final nesta quinta-feira, Renato terminou na segunda colocação, atrás apenas do favorito Raymon van der Biezen, da Holanda. Na segunda, porém, o brasileiro tentou uma ultrapassagem por dentro da curva, estilo "X" e derrapou com a bicicleta caindo em alta velocidade. Um adversário que vinha logo atrás acabou batendo o pneu da frente em Renato, que não voltou para as próximas descidas.

Depois da queda, Renato teve uma pequena lesão no ombro e foi encaminhado de ambulância para um hospital para saber mais detalhes sobre a gravidade do choque. A primeira informação, dada pelo irmão dele, Eduardo Rezende, ao Sportv, dá conta de uma luxação no local. Eduardo revelou ainda que o atleta já passou por outras lesões no ombro e, até por isso, não está em condições físicas perfeitas na região.

Em contato com o ESPN.com.br, a assessoria do atleta confirmou que ele passa por exames num hospital em Londres e estará de volta ao Brasil na terça-feira.

Fonte: ESPN

   Infelizmente não foi desta vez, mas com certeza Renato está voltando para casa com uma grande recepção à sua espera, já que demonstrou enorme expectativa por parte de todos os brasileiros que ficaram na torcida por aqui. Parabéns ao Renato e agora a torcida é pela sua recuperação e o breve retorno às pistas.

Rua José do Patrocínio pode ter uma ciclovia

   Está protocolado na Câmara de Vereadores o requerimento para que seja implantada uma ciclovia desde a avenida José do Patrocínio até a rótula da Leonel Brizola.
 
FRANCISCO DE ASSIS
PERIGO: bicicletas dividem o espaço com automóveis
 

   A justificativa para a solicitação é a de ampliar a infraestrutura da mobilidade urbana, além de oferecer maior segurança aos trabalhadores que utilizam as bicicletas, um transporte alternativo como principal meio de deslocamento.
Na rua trafega uma quantidade considerável de carros, motos, e bicicletas, o que gera insegurança por parte de quem utiliza o espaço. Alessandra Rosa transitava pela via a pé. Ela concorda com a necessidade da ciclovia. “Não tem espaço para as pessoas caminharem”, reclama. Ela conta que já soube de alguns acidentes entre automóveis e ciclistas naquela rua.
O ciclista que passava pelo local, Mateus Quadros Nascimento, conta ter presenciado alguns acidentes envolvendo bicicletas, automóveis e motocicletas nesta avenida. Para ele uma ciclovia facilitaria o deslocamento de quem utiliza aquela via.


   Este tipo de iniciativas só tem a somar a melhoria da circulação das bicicletas e dos pedestres em nossa cidade, que acabam dividindo a rua com os carros, mas vale destacar a necessidade de construção de calçadas ou ciclovia compartilhada, sem esquecer que uma sessão especial para estacionamento dos carros também deve ser observada neste local, tendo como exemplo negativo o estacionamento da Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, onde os carros estacionam em cima da ciclovia, obrigando os ciclistas, inclusive crianças, a invadirem a área dos carros. O ideal para este projeto também seria aproveitar para incluir o restante da Av. Santa Tecla, que ficou sem ciclovia.