13 setembro 2012

50.000 km's de muita história no pedal

   Já há 13 anos encarando um pedal forte conhecendo o Brasil, com cerca de 50.000 km's rodados, chegou à Bagé na tarde de hoje, o ciclista Vinícius Rbs, de Manaus, pretendendo ficar pela "Rainha da Fronteira" até a segunda-feira. 

   O ciclista está escrevendo um livro sobre sua aventura, dificuldades enfrentadas por um ciclista na estrada, e claro, os excelentes momentos de integração entre ele e as comunidades e cerca de 4.200 cidades que já visitou.

   A equipe de reportagem do Jornal Folha do Sul Gaúcho deu uma passada aqui pela loja e me anunciou a chegada dele na cidade, peguei a primeira bicicleta que vi pela frente, a câmera digital e subi a Av. Santa Tecla à sua procura, acompanhem abaixo no vídeo uma rápida conversa que tive com ele.

   Parabéns por esta jornada Vinicius... Seja bem vindo à Bagé!!!



   Vinicius estará no Jornal do Almoço desta sexta-feira, dando uma entrevista ao vivo, não deixem de acompanhar. Acompanhe também um pouco de sua viagem através do link http://www.facebook.com/vinicius.rbs.58.

Não marque "bobeira" na escolha do tamanho de sua bicicleta

   Utilizar uma bicicleta com o tamanho de quadro correto e demais materiais faz um enorme diferencial, comparando-se ao você utilizar uma calça dois números à mais, ou à menos que o correto, pode ter certeza que vai lhe incomodar.
   Segue abaixo matéria do site Escola da Bicicleta e uma tabela do site No Grau, que serão de grande utilidade para que você utilize sua "magrela" da forma mais correta:



 
 Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta: 
 
Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta. 
Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17", 18", 19" etc 
Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc 
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura. 
 
Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta. 
Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta. 
Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes. 
 
  • Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.
     
  • Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades. 



  • Altura média do ciclista
    Metros
     
    1,50 - 1,60
    1,60 - 1,70
    1,70 - 1,80
    1,80 - 1,90
    1,90
     
       Com a tabela abaixo você poderá fazer um "Bike Fit Virtual", basta colocar as suas medidas.
     
    Tamanho do quadro
    Mountain Bike
    em polegadas
    15
    16 ou 17
    18 - 20
    21 - 22
    22
     
     
    Tamanho do quadro
    Bicicleta de Estrada
    em centímetros
    48
    50, 52, 54
    54, 55, 56
    57, 58
    60, 62
     



    * Em caso de decimais, separe as casas conforme o padrão americano, usando o ponto. Ex.: 82.5 cm* Suas medidas serão sempre digitadas em cm. Ex.: 1,5m = 150cm.
    Cavalo: cm
    Esta é a medida mais importante para determinar o tamanho do quadro. Fique totalmente encostado na parede e use um livro ou algo do tipo entre as pernas, o mais alto que puder, e meça a distância do chão até o topo do objeto usado.
    Altura do Esterno: cm
    Esta medida servirá para, junto com o tamanho do braço, determinar o comprimento total do quadro + mesa. Mede-se do chão até a parte inferior da marca em V que temos no pescoço, que é onde fica o osso chamado esterno.
    Braço: cm
    Estique o braço com o polegar para cima e faça a medida, conforme a foto ao lado.

    Link's relacionados:
    www.escoladebicicleta.com.br NO GRAU