03 janeiro 2013

Jornal Folha do Sul Gaúcho destaca as ciclovias


Ciclistas reivindicam melhores condições das ciclovias e educação no trânsito

Ampliação das pistas para bicicletas deve acontecer em 2013

A importância do município oferecer infraestrutura aos ciclistas já é consenso de todos, porém outra condição essencial para se preservar a paz no trânsito e, assim, evitar acidentes, é a educação dos motoristas, pedestres e ciclistas. A questão é levantada pelo ciclista e diretor da Associação Bageense de Ciclismo e Mobilidade, Pedro Regert. Ele lembra que se houvesse mais educação no trânsito não precisaria existir pistas específicas para as bicicletas.
Sobre a situação de conservação das ciclovias existentes na cidade, o diretor destaca que elas não são usadas somente pelos ciclistas, mas também por pedestres, carroças e às vezes, até mesmo por motoclicletas. "Se todos fossem conscientes não existiria problema em dividir o espaço, mas é preciso que os pedestres prestem atenção enquanto caminham nas ciclovias", afirma.
Outro problema apontado é a deterioração da ciclofaixa na avenida Visconde de Magalhães. O local está com britas e areia, o que pode ocasionar acidentes.
Acendino Silveira de Freitas e Gabriela Soares costumam andar de bicicleta todo os dias pelo trecho e relatam que a situação da pista nunca esteve tão ruim. "Nós nos sentimos inseguros, pois os carros não respeitam o espaço. Além disso, a areia solta e os buracos podem causar quedas ou furar os pneus da bicicleta", pondera Freitas.

Mais ciclistas nas ruas
O presidente da associação, Heron Regert, conta que o número de ciclistas aumentou nos últimos anos e que algumas empresas compram bicicletas aos seus funcionários para que eles usem como transporte para se deslocar até o seu local de trabalho.
Porém, um fato que dificulta a mobilidade é a falta de ligação entre essas passagens, comenta Heron. A sugestão é que as ciclovias sejam ampliadas para conectar as diferentes regiões da cidade. Como exemplo, ele cita as ciclovias das avenida Santa Tecla e Leonel Brizola.

Onde faltam ciclovias
Um dos locais apontados pelos integrantes da associação para a implantação de uma ciclovia é a avenida General Mallet, no qual já ocorreram dois acidentes fatais envolvendo ciclistas em 2012. Além desse local, a continuação da avenida Espanha em direção a São Martins, é apontado como um trecho perigoso, pois pedestres, carros e ciclistas dividem um espaço pequeno.
 
O que diz o poder municipal
Conforme o secretário municipal de Transporte e Circulação (SMTC), Graciano Pereira, ainda em 2013 um projeto para ampliar as ciclovias da cidade deve ser elaborado. Assim como apontado pelos integrantes da associação, as ciclovias devem ser ampliadas para ligar as regiões do município. A outra ideia do secretário é construir uma estação de bicicletas para aluguel. Apesar das sugestões ainda não terem ido para o papel, o titular da pasta afirma que até o fim deste ano as novidades devem ser vistas nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário