03 janeiro 2013

O último Pedalight de 2012...

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   ...foi neste sábado, 29 de dezembro, com roteiro até a Chácara Paraíso, próximo a Sanga Rasa, barragem de abastecimento de nossa cidade. A galera foi pequena, já que um grande número de ciclistas estavam aproveitando o feriadão, e o restante da galera aproveitou para fazer um Tour completo nos trevos da cidade. O retorno do roteiro foi pelo trevinho da macumba, finalizando pelo Haras Bagé Horse.
   Confira abaixo algumas fotos, e sinta-se convidado a participar deste pedal que tem indicação específica para ciclistas iniciantes e aos que queiram sair para curtir e apreciar a nossa região.




A Noiva e o Diabo


Cicloturismo de Rio Grande (Noiva do Mar) a
Punta del Diablo (Uruguai)

  

SAÍDA:
11 de janeiro de 2013 (sexta-feira) às 18:00 em frente à Ciclo Regert de van com destino a Rio Grande.

RETORNO A BAGÉ:
13 de janeiro de 2013 (domingo).

INSCRIÇÕES E VALOR:
  • Já estamos com a van completa (não temos espaço para novos ciclistas). Abrirá vaga apenas se algum ciclista desistir antes da viagem.
  • Inscrições limitadas a 15 ciclistas (espaço da van).
  • Inscrições até dia 05 de janeiro de 2013 na Ciclo Regert.
  • No ato da inscrição, informar nome completo, número de celular e identidade.
  • Valor: Deveremos pagar o custo da van, que será dividido pelo número de participantes e o jantar na casa do Rogério em Rio Grande dia 11/01 (antes de iniciarmos a pedalada).
  • As demais despesas (estadia, alimentação, etc) serão por conta do participante.
  • Valor da van: R$ 1.300,00 (nesse valor está incluído a van, o reboque e um pernoite do motorista). Se conseguirmos 15 ciclistas dará um valor de R$ 87,00 para cada um.
  • Valor do jantar na casa do Rogério: A definir (em torno de R$ 5,00).

ROTEIRO:
Após o jantar em Rio Grande iniciaremos a pedalada até a cidade de Chui, em um percurso total de aproximadamente 240 KM.
A idéia é sairmos por volta de 01:00 (uma hora) da madrugada de sexta para sábado.
O percurso até o Chui é de estrada asfaltada plana e sem muitos recursos de alimentação (entre a Vila da Quinta – em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar – próxima a Chui, são quase 200 KM pouco povoados).
Nesse trecho passaremos pela Reserva Ecológica do Taim.
Teremos a van nos acompanhando como carro de apoio e realizaremos paradas para descanso, alimentação, hidratação, etc, a cada 40 KM aproximadamente, ou quando o grupo achar necessário.
Previsão de chegada no Chui: 17:00 horas de sábado (total +- 16 horas, seguindo a média do Audax 200 KM).

Após a chegada no Chui, nos deslocaremos até o hotel ou camping.
Dependendo da hora da chegada, poderemos aproveitar a praia da Barra do Chui, distante cerca de 10 KM da cidade de Chui.
Após, uma boa alimentação para repormos as energias, algumas cervejas (por conta de cada um) e uma boa noite de sono.

No dia 13/01/2013 (domingo) sairemos de bicicleta por volta de 08:00 (oito) horas com destino ao Parque e Forte Santa Tereza e à Praia de Punta Del Diablo (percurso total de ida e volta de cerca de 94 KM – sem considerar passeios dentro do Parque Santa Tereza).
Na saída, na cidade de Chui, passaremos a fronteira e entraremos no Uruguai.
Pedalada de aproximadamente 38 KM e chegaremos ao Parque e Forte Santa Tereza. Local com extensa área verde, diversas praias, restaurante, forte.
Pelas informações que obtive não é cobrado ingresso para o parque. Para visitar o forte o custo é em torno de R$ 2,50.
Após passeio no Parque Santa Tereza, seguiremos em direção a Praia de Punta Del Diablo (distante cerca de 9 KM).
Após passeio em Punta Del Diablo, retornaremos ao Chui, de bicicleta.
Previsão de chegada no Chui: 17:00 (dezessete) horas para colocarmos as bicicletas no reboque e nos prepararmos para retorno a Bagé.
Nesse roteiro de domingo (13/01) não teremos apoio de van, pois a mesma não entrará no Uruguai.
Após a saída do Chui, de van, passaremos em Rio Grande para deixar o Rogério e retornaremos à Bagé.

ESTADIA NO CHUI:
Os custos de hospedagem e o lugar para ficar são de responsabilidade do participante.
Poderemos nos hospedar em dois lugares: Na cidade de Chui (Brasil) ou na Barra do Chui (também Brasil, mas que fica no litoral). A Barra do Chui fica à 10 KM da cidade de Chui.

Opções de hospedagem na cidade de Chui:
1 – Hotel Bianca (53 3265-1500)
Sem café da manhã. Sem ar condicionado. Quarto para 6 pessoas: R$ 220,00 (R$ 37,00 por pessoa).
Quarto para 3 pessoas: R$ 130,00 (R$ 43,00 por pessoa).
Quarto casal: R$ 110,00 (R$ 55,00 por pessoa).
Quarto com ar condicionado acrescer R$ 30,00.

2 – Hotel Fênix (9166-2161)
Com café da manhã. Sem ar condicionado (tem ventilador).
Qualquer tipo de quarto o custo é de R$ 40,00 por pessoa. Tem quarto para 4, 3 e 2 pessoas.

3 – Bertelli Chui Hotel (53 3265-1266)
Com café da manhã, ar condicionado, piscina.
Quarto para 4 pessoas: R$ 302,00 (R$ 75,00 por pessoa).

4 – Camping.
Segundo informações existe um camping no Chui, mas não foi possivel obter o telefone ou valor da diária.

Opções de hospedagem na Barra do Chui:
1 – Hotel Atlantico (53 3264-1032)
Com café da manhã, ar condicionado.
Quarto para 6 pessoas: R$ 500,00 (R$ 83,00 por pessoa)

2 – Camping Ola Brasil (9958-5445 ou 8134-2329)
Sem café da manhã. Banho quente.
Diária de R$ 10,00 por pessoa.

BICICLETAS:
O cuidado da bicicleta é de inteira responsabilidade do respectivo ciclista. Atenção especial para a noite que pernoitaremos no Chui.
Deixar a bicicleta até o início da tarde do dia 11/01 (sexta feira) na Ciclo Regert para que possamos providenciar o acondicionamento no reboque com a devida antecedência, evitando, assim, atraso na saída.
Aqueles ciclistas que puderem estar presentes no momento de acondicionarmos as bicicletas no reboque, por favor compareçam em horário a combinar na sexta feira a tarde.

DEMAIS ITENS A SEREM LEVADOS NA VAN:
Mochilas, barracas, isopores e demais itens que julgarem necessário deverão estar na Ciclo Regert até as 17:30 de sexta feira para que possam ser carregados na van.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA:
Capacete, luvas, colete refletivo (muito importante), lanterna traseira, iluminação dianteira e pilhas sobressalentes (pedalaremos a noite, +- 5 horas), protetor solar, celular, câmara(s) reserva(s), bomba, ferramentas e produtos para alimentação e hidratação (principalmente para o trecho Vila da Quinta até Chui +- 220 KM).

ENTRADA NO URUGUAI:
Não esqueçam que para fazer os trâmites legais na imigração uruguaia deveremos apresentar Carteira de Identidade. Portanto, fundamental que o ciclista leve consigo tal documento.
Para entrar no Uruguai não há, a princípio, qualquer restrição quanto às bicicletas. Ao retornar ao Brasil a responsabilidade por qualquer imprevisto é toda do ciclista.
A van não entrará no Uruguai, pois, nesse caso, o custo aumentaria e, ainda, exigiria uma série de trâmites burocráticos.

INFORMAÇÕES FINAIS:
1 – No camping não há necessidade de reserva. Nos hotéis, porém, há a necessidade de efetuarmos reservas com a devida antecedência, sob o risco de não conseguirmos vagas. Assim, é importante que o ciclista confirme sua participação até o dia 05/01/2013 (sábado).

2 – No ato da inscrição deverá ser pago um valor simbólico de R$ 50,00 apenas para confirmar que participará, devendo o restante do valor ser pago até dia 11/01/2013 (antes da saída).
Quem já  puder  pagar  todo  o  valor no ato da inscrição também poderá fazê-lo, pagando R$ 87,00 (apenas valor da van).
Caso não confirmem 15 participantes depois deverá ser complementado o valor da van.
No caso de desistência não haverá devolução de valores.

3 – Esse evento é aberto também a familiares do ciclista que queiram apenas acompanhar (sem pedalar), fazendo o percurso de van. Nesse caso indo apenas até o Chui.
Também é possível pedalar apenas parte do trecho, embarcando na van quando necessário.

4 – Os roteiros e horários são apenas sugestões da organização, podendo ser alterados de acordo com a vontade da maioria e o bom senso dos participantes.

5 – Esse é um evento de cicloturismo, sem qualquer conotação competitiva, realizado por apreciadores do prazer de pedalar e conviver em harmonia com pessoas de bem com a vida. Onde o principal objetivo é conhecer novos lugares, vivenciar novas aventuras, trocar experiências de vida e viver momentos felizes junto aos amigos.
O objetivo é sairmos juntos e chegarmos juntos, sem deixar ninguém para trás. Aliás, esse é um compromisso que todos devem manter para que não ocorram problemas.
Tentaremos manter um ritmo em torno de 20 KM/hora de média, dependendo do vento e do desempenho dos participantes.

6 – Previsão de trechos e paradas no percurso de Rio Grande ao Chui:

ITEM
SAÍDA
TRECHO
 1
PARADA
 1
TRECHO
 2
PARADA 2
TRECHO
3
PARADA 3
TRECHO
 4
PARADA 4
TRECHO
 5
PARADA 5
TRECHO
6
CHEGADA
KM
RIO GRANDE
40

40

40

40

40

40
CHUI
MINUTOS
120
20
120
30
120
30
120
60
120
30
120
KM ACUMULADOS
40

80

120

160

200

240
HORAS ACUMULADAS
2
2 e 20m.
4 e 20m.
4 e 50m.
6 e 50m.
7 e 20m.
9 e 20m.
10 e 20m.
12 e 20m.
12 e 50m.
14 e 50m.
Observa-ções
Tempo total previsto: 14 horas e 50 minutos. Sobra, portanto, 1 hora e 10 minutos para imprevistos (prevendo chegar em 16 horas de viagem).
Previsão de “almoço”: Ao final do trecho 4, na parada 4: Em torno de 10 horas e 30 minutos da manhã.


Informações: Nilton Luis Sittoni - (53) 9948-1182

Apoio:
ABCM / Associação Bajeense de Ciclismo e Mobilidade 

Fica por ali, "guris"...


Jornal Folha do Sul Gaúcho destaca as ciclovias


Ciclistas reivindicam melhores condições das ciclovias e educação no trânsito

Ampliação das pistas para bicicletas deve acontecer em 2013

A importância do município oferecer infraestrutura aos ciclistas já é consenso de todos, porém outra condição essencial para se preservar a paz no trânsito e, assim, evitar acidentes, é a educação dos motoristas, pedestres e ciclistas. A questão é levantada pelo ciclista e diretor da Associação Bageense de Ciclismo e Mobilidade, Pedro Regert. Ele lembra que se houvesse mais educação no trânsito não precisaria existir pistas específicas para as bicicletas.
Sobre a situação de conservação das ciclovias existentes na cidade, o diretor destaca que elas não são usadas somente pelos ciclistas, mas também por pedestres, carroças e às vezes, até mesmo por motoclicletas. "Se todos fossem conscientes não existiria problema em dividir o espaço, mas é preciso que os pedestres prestem atenção enquanto caminham nas ciclovias", afirma.
Outro problema apontado é a deterioração da ciclofaixa na avenida Visconde de Magalhães. O local está com britas e areia, o que pode ocasionar acidentes.
Acendino Silveira de Freitas e Gabriela Soares costumam andar de bicicleta todo os dias pelo trecho e relatam que a situação da pista nunca esteve tão ruim. "Nós nos sentimos inseguros, pois os carros não respeitam o espaço. Além disso, a areia solta e os buracos podem causar quedas ou furar os pneus da bicicleta", pondera Freitas.

Mais ciclistas nas ruas
O presidente da associação, Heron Regert, conta que o número de ciclistas aumentou nos últimos anos e que algumas empresas compram bicicletas aos seus funcionários para que eles usem como transporte para se deslocar até o seu local de trabalho.
Porém, um fato que dificulta a mobilidade é a falta de ligação entre essas passagens, comenta Heron. A sugestão é que as ciclovias sejam ampliadas para conectar as diferentes regiões da cidade. Como exemplo, ele cita as ciclovias das avenida Santa Tecla e Leonel Brizola.

Onde faltam ciclovias
Um dos locais apontados pelos integrantes da associação para a implantação de uma ciclovia é a avenida General Mallet, no qual já ocorreram dois acidentes fatais envolvendo ciclistas em 2012. Além desse local, a continuação da avenida Espanha em direção a São Martins, é apontado como um trecho perigoso, pois pedestres, carros e ciclistas dividem um espaço pequeno.
 
O que diz o poder municipal
Conforme o secretário municipal de Transporte e Circulação (SMTC), Graciano Pereira, ainda em 2013 um projeto para ampliar as ciclovias da cidade deve ser elaborado. Assim como apontado pelos integrantes da associação, as ciclovias devem ser ampliadas para ligar as regiões do município. A outra ideia do secretário é construir uma estação de bicicletas para aluguel. Apesar das sugestões ainda não terem ido para o papel, o titular da pasta afirma que até o fim deste ano as novidades devem ser vistas nas ruas.