03 fevereiro 2013

Após escândalo, ciclismo quer mais provas no Rio/2016

Competição de ciclismo em Londres

Louisville - Os mais críticos defendem que o ciclismo seja excluído dos Jogos Olímpicos até que resolva os seus problemas com o doping, escancarados por Lance Armstrong. Mas a União Ciclística Internacional (UCI) parece não ligar para a situação. Neste sábado, o comitê executivo da entidade decidiu pedir mais seis provas nos Jogos do Rio, em 2016.

Em encontro realizado em Louisville, nos Estados Unidos, o comitê da UCI decidiu solicitar ao COI que inclua, no programa da próxima Olimpíada, mais seis provas, três por gênero: uma na pista, outra no BMX e mais uma no mountain bike.
Os planos da UCI incluem o retorno da contestada corrida por pontos, considerada uma das mais difíceis de se entender para o grande público e que, por isso, foi retirada do programa (junto com o Madison e com a perseguição individual) para dar lugar ao Omnium nos Jogos de Londres.
A UCI também vai pedir a inclusão de uma prova de BMX estilo livre, no qual os atletas fazem manobras no ar com suas bicicletas e uma competição eliminatória de mountain bike, com quatro competidores competindo em provas curtas, muito mais atrativas para o público do que o mountain bike olímpico atual, que, como uma maratona, leva cerca de 1h30min numa prova contínua.
Em Londres, o ciclismo teve direito a 16 medalhas de ouro, igualmente divididas entre homens e mulheres. Pelo novo formato proposto pela UCI, seriam 22. Os pedidos de alteração no programa olímpico serão julgados pela assembleia do COI, em setembro, em Buenos Aires.

Uma trava diferente e discreta


   Trata-se de uma versão das clássicas travas de segurança para bicicletas, mas com um detalhe pra lá de interessante: ela fica embutida na própria bicicleta. Na verdade a peça é um canote para selim do qual saem dois cabos que se fecham num cadeado integrado a uma das pontas. Eles são longos o suficiente para prender a bike nos mais variados locais e serve em praticamente todos os modelos de bicicleta. O projeto está arrecadando dinheiro no Kickstarter e está quase com metade do valor pretendido. Quem quiser dar uma força, clique no link após o vídeo demonstrativo do InterLock.



Link' relacionados: