18 fevereiro 2013

Bebida isotônica: consumo deve ser feito após exercícios mais intensos



Corrida de rua Curso Isotônico (Foto: Divulgação)   Bebida isotônica ou bebida esportiva é indicada para atletas e praticantes de atividades físicas prolongadas e intensas, especialmente formulada para suprir as necessidades relacionadas aos exercícios físicos facilitando a reidratação, durante e após a prática de exercícios intensos, repondo água e sais minerais perdidos pela transpiração.
   Devido ao alto consumo de bebidas isotônicas pela população em geral, a portaria da ANVISA de 13 de Novembro de 2008 alterou a denominação de “repositor hidroeletrolítico para praticantes de atividade física" para ser considerado "repositor hidroeletrolítico para atletas", e as empresas devem atender aos seguintes requisitos:
- O produto formulado para fins de reposição hidroeletrolítica deve conter sódio, cloreto e carboidratos.
- A quantidade de sódio deve estar entre 460 e 1150 mg/l.
- Os carboidratos devem constituir de 4% a 8% (m/v).
- A osmolalidade do produto não deve ser superior a 330 mOsm/Kg água. A empresa deve comprovar, por meio de cálculos e ou de análise laboratorial, a osmolalidade do produto. As bebidas com osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água podem ser consideradas isotônicas.
- Este produto não pode conter vitaminas e outros minerais.


   As bebidas isotônicas não fornecem energia, repõe água e sais minerais perdidos pelo suor, retardam a fadiga muscular e melhoraram a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.
   Em exercícios físicos praticados até uma hora a hidratação deve ser feita somente com água, entretanto quando o exercício for mais prolongado e intenso, é recomendada além da ingestão de água a utilização de bebidas isotônicas, devido a grande perda de sais minerais, que devem ser indicados por nutricionistas e médicos para a prática esportiva segura.
   O consumo inadequado pode trazer prejuízos à saúde, pode agravar doenças como diabetes, hipertensão, doença renal e oferecer riscos à saúde de grupos específicos como crianças, idosos e gestantes.
Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cristiane Perroni (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Zona Sul de Ciclismo 2013

   A cidade de Rio Grande realizou neste domingo, 17 de fevereiro, a abertura oficial do Campeonato Zona Sul de Ciclismo 2013O evento ocorreu entre a praia do Cassino e a Via 9, com participação de 110 atletas de várias cidades do estado, divididos em 12 categorias, entre eles alguns bajeenses. O melhor colocado foi o ciclista João Jardim, ficando com a 2ª colocação na Categoria Master C.
   Rogério Teixeira (Cat. Sub 30), Leonardo Jacinto e Maurício Ferreira (Cat. Master A), Itiberê Silva (Cat. Master b) e Éverton Oléques "Maninho" (Cat. MTB) também participaram da prova, mas não conseguiram subir ao pódio.




A próxima etapa está programada para o dia 03 de março, na cidade de Jaguarão.

Link's relacionados:

Reunião Clube Audax Bagé

   Estamos reunindo ciclistas, amigos, simpatizantes, integrantes da Associação Bajeense de Ciclismo e Mobilidade (ABCM) e demais interessados que queiram participar da organização do brevet de 200 km's do Clube Audax Bagé, a ser realizado no dia 10 de março, válido pela Série 2013.
   Na quarta-feira, 27 de fevereiro, teremos uma reunião durante o projeto de incentivo aos ciclistas iniciantes, Pedal no Kartódromo. A reunião deverá ser breve, começando às 20h e estendendo-se no máximo até 20:40, no Kartódromo Municipal Ayrton Senna da Silva.

Precisamos de:

  • Fotógrafos;
  • Fiscais de Postos de Apoio;
  • Fiscais de Postos de Controle; 
  • Locutor;
  • Motorista com camioneta...

Obs: Solicitamos confirmação a quem for e respeito ao horário estipulado, para não atrapalharmos a agenda de ninguém.