22 fevereiro 2013

Skatistas e Ciclistas X Pedestres e Motoristas?

   Na edição do Jornal Minuano desta sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013, duas matérias chamaram nossa atenção e acabou rendendo assunto aqui na loja: Ciclistas e Skatistas circulando pelas calçadas e o começo de um novo "modal urbano" em nossa cidade, o uso de skates para mobilidade nas ruas.
   Segue abaixo os link's com as duas matérias do jornal e o email com opinião que enviei à redação do Jornal Minuano, diretamente ao repórter Fernando Tólio, que também é ciclista, motorista e pedestre, só não se ele anda de skate :)



Bom dia Fernando, venho através deste email manifestar opinião em nome da Associação Bajeense de Ciclismo e Mobilidade Urbana (ABCM).

Parabéns pelas matérias, e pelo assunto levantado, pois é polêmico e com certeza de interesse público, pois todos nós utilizamos as calçadas, ruas e ciclovias de nossa cidade.

Skatistas
É com certeza uma nova forma de driblar o trânsito, e justamente utilizado por jovens, já que estes não possuem carteira de motoristas e também precisam administrar seus horários, seja para treinamentos em sua modalidade esportiva, ou para seus afazeres escolares. Andar no trânsito utilizando o skate é perigoso, isto é visto, já que é uma locomoção "arisca", pois quando menos se espera um skate pode sair de baixo de seus pés até mesmo por interrupção de uma mínima sujeira na via. Vejo seguidamente skatistas transitarem na ciclovia da Av. Santa Tecla e junto aos carros da Av. Presidente Vargas. Cabe aos skatistas transitarem de forma segura para eles e para terceiros, evitando o trânsito entre carros, circulando com calma em ciclovias, e mais calma ainda em calçadas. Mas o assunto skate em calçadas é delicado, pois é com certeza o local mais seguro e apropriado para este meio de locomoção, desde que seja usado com moderação, o que é bem difícil de coordenar, como tenta o Lelinho, porta voz maior destes esportistas, e com certeza um cidadão consciente, pois nunca o vi fazer e incentivar o uso incorreto do mesmo. 
Mais pistas públicas? Excelente! Os esportistas agradecem, mas o número de adeptos irá aumentar, e consequentemente o problema skate nas calçadas também. Mas e como medir quem pode e quem não pode andar de skate na calçada? Será feita uma lei de bom senso? Crianças serão obrigadas a circular na rua, perigosamente entre carro? Um assunto sério a ser debatido com cautela, e encaminhado de forma sensata à segurança de todos (skatistas e pedestres) para que se aplique medidas adequadas, levando em consideração que é uma nova forma de locomoção e que os motoristas devem se adequar a isto, tendo um cuidado maior e serem responsáveis ao ultrapassar skatistas na rua, observando o artigo 201 do CTB, onde o motorista é obrigado a manter uma distância de 1,5m ao efetuar esta ultrapassagem.

Ciclistas
O assunto bicicletas nas calçadas é mais antigo, e muitos ainda o fazem devido às más condições das ruas, agora com a implantação do asfalto em muitas vias do centro da cidade, ficou ainda pior, pois o ciclista que é obrigado a circular pela parte direita da rua, precisa driblar os carros ultrapassando pela sua esquerda (geralmente sem respeitar a lei de 1,5 m de ultrapassagem), motoristas abrindo portas de carros estacionados, e o perigoso desnível criado entre o asfalto e o estacionamento de pedras. Por isto existe uma campanha mundial incentivando ciclistas a utilizarem o centro da via, e não a borda direita, com isto o motorista vai diminuir sua velocidade ao ultrapassar um ciclista, com isto portas de carros podem serem abertas sem perigo de obstruírem a passagem causando possíveis acidentes (isto vale também para motociclistas).
Mas e por que afugentar ciclistas da calçada, se pedestres misturam-se à ciclistas, nas vias destinadas à eles (ciclovias e ciclofaixas)? As calçadas da Av. Santa Tecla já está ficando tomada por pastos, devido ao desuso, enquanto a ciclovia fica tomada por pedestres, ciclistas, skatistas, cavalarianos, patinadores, cadeirantes, carrinhos de bebê e de super mercados. Hoje é comum ciclistas trafegarem fora da ciclovia, para evitarem o congestionamento da ciclovia, atitude errada, pois tira completamente qualquer direito, em caso de um acidente, já que esta avenida é dotada de uma ciclovia e o ciclista é obrigado a circular dentro dela. Claro que a Av. Santa Tecla é um caso à parte, pois pedestres fogem das calçadas conturbadas por carros estacionados e faixas de segurança mal posicionadas, sentindo-se mais seguros dentro da ciclovia.   

Motoristas
Estes fazem um curso, para poderem terem o direito de circularem com seus veículos nas ruas e estradas, mas nem sempre se lembram de tantas leis que são obrigados a cumprir. Nem mesmo as placas de limite de velocidade são respeitadas, faixas de segurança e tantas outras. A lei é clara, o maior é responsável pelo menor, portanto o motorista deve observar e respeitar ciclistas, pedestre e demais, consequentemente os ciclistas/skatistas devem respeitar os pedestres, mas o que ocorre muitas vezes é o contrário, valendo a "lei do mais forte". O motorista precisa e deve ser habilitado, para ter o direito de dirigir, passando por exames psicotécnicos e de visão, enquanto pedestres e ciclistas muitas vezes possuem limitações, seja auditiva, físicas e até mesmo psíquicas. Mas como um motorista vai saber que aquele ciclista, pedestre, skatista ou o que seja tem tal dificuldade ou empecilho em sua locomoção diária? A minha opinião é de que todos devem se respeitar no trânsito, a vida de ninguém vale mais do que a do outro, e muito menos a pressa de um vale a vida de outro.

Atenciosamente, Heron Regert.
Ciclista, Pedestre, Motorista, Presidente da Associação Bageense de Ciclismo e Mobilidade.

Abraços e obrigado por levantarem esta questão delicada e de interesse geral!

(53) 32424866 / (53) 99451449

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