21 abril 2013

Conheça os 10 principais benefícios de pedalar


ciclismo - bicicleta   Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros àsaúde e o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável – promessa comum que se costuma fazer em todo começo de ano.
“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, João Vicente da Silveira. “E vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete”, alerta o médico.
Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta:
  1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
  2. Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.
  3. Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
  4. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
  5. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
  6. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
  7. Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
  8. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
  9. Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
  10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Casal polonês que viaja o mundo de bicicleta está no Brasil

Biking - Kris Jozefowski e Adela Tarkowska<br>Foto: DivulgaçãoHá pouco mais de três anos, o casal polonês Kris Jozefowski e Adela Tarkowska decidiu iniciar a maior aventura de suas vidas: dar a volta ao mundo sobre duas rodas. O trajeto teve início na Turquia e, após quase 30 mil quilômetros, a dupla está em solo brasileiro.

Kris e Adela mantêm um site sempre atualizado com as últimas fotos e notícias de suas viagens. Essa, aliás, foi a premissa para o início da aventura. Quando o projeto ainda era apenas um sonho, o casal pensou que seria necessário encontrar uma forma de bancar a viagem.

A ideia então foi trocar pequenas cotas de patrocínio pelos relatos sempre atualizados e fotos dos locais por onde passariam. Inicialmente, apenas a família e alguns amigos apostaram as fichas no casal, mas com o tempo e a popularização da iniciativa, os dois ganharam mais apoio.

Os poloneses iniciaram a viagem na Turquia de onde seguiram para diversos países do Oriente Médio e África. Após ter contato com diferentes culturas, paisagens e pessoas, a dupla finalmente embarcou rumo à América do Sul. Por aqui, o primeiro país visitado foi a Argentina, onde Kris e Adela enfrentaram as baixas temperaturas da Patagônia, passaram pelo Chile, Paraguai e agora estão hospedados em território brasileiro.

A chegada ao Brasil aconteceu no Paraná, depois os dois pedalaram até o Rio de Janeiro e estão neste momento em Campo Grande – MS, de onde irão rumo às belezas naturais de Bonito. Todo o cronograma de viagem deve durar, ao menos, mais sete anos.

Biking - Kris Jozefowski e Adela Tarkowska<br>Foto: Divulgação
Os ciclistas pretendem passar por toda a América até chegarem ao Alasca e depois dar continuidade ao roteiro, que ainda inclui países da Ásia, Europa e Oceania. No entanto, as condições climáticas podem influenciar este planejamento, já que fortes chuvas, por exemplo, podem limitar e atrasar as pedaladas.

Como a proposta não é ter uma viagem luxuosa, o casal se compromete a carregar apenas aquilo que são capazes de suportar em seus bagageiros. Isso inclui colchonetes, barracas, roupa, utensílios de cozinha e alguns alimentos.

Eles garantem não se hospedar em hotéis e também não comer em restaurantes. Em consequência disso, os dois acabam fazendo muitas amizades pelo caminho e, em alguns casos, são até mesmo hospedados nas casas dos novos amigos, feitos durante a viagem.


Fonte: http://360graus.terra.com.br