30 abril 2013

Motorista de ônibus que atropelou ciclista em Ipanema é identificado




Eduardo Werneck, amigo do ciclista atropelado em Ipanema (Foto: Renata Soares/G1)Eduardo Werneck, amigo do ciclista atropelado em
Ipanema (Foto: Renata Soares/G1)
Mapa ciclista atropelado em Ipanema (Foto: Editoria de Arte/G1)

Onofre Marques dos Santos presta depoimento na 14ª DP (Leblon).


Triatleta Pedro Nikolay, 30 anos, treinava na Vieira Souto ao ser atingido.


   O delegado encaminhou uma equipe da perícia da Polícia Civil para a garagem do ônibus e solicitou as imagens de câmeras de segurança de dois prédios localizados na proximidade da esquina entre a Avenida Vieira Souto e a Avenida Henrique Dumont, onde ocorreu o atropelamento.A Viação Vila Isabel, empresa responsável pelo ônibus da linha 433 que atropelou e matou o ciclista Pedro Nikolay, de 30 anos, na manhã desta terça-feira (30), em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, afirmou à polícia que identificou o motorista que dirigia o veículo. Segundo a Secretaria Municial de Transportes, o nome dele é Onofre Marques dos Santos, e está na 14ª DP (Leblon) onde prestava depoimento por volta das 17h20.
De acordo com a polícia, as testemunhas ouvidas até o momento não afirmaram ter visto se o ônibus cruzou o sinal vermelho no momento do acidente, que ocorreu próximo a uma placa que os motoristas dêem preferência aos ciclistas entre 5h e 6h30. O acidente ocorreu por volta das 5h30. Até as 14h40, duas testemunhas, amigos do ciclista, haviam sido ouvidas. De acordo com Waldeck, o motorista vai responder por homicídio culposo. Se ficar comprovado que ele fugiu do local sem prestar socorro à vítima, a atitude contará como um agravante.
Vítima treinava para o Iron Man
Um amigo do atropelado, que esteve na delegacia, contou que Pedro Nikolay treinava para a competição Iron Man de Mallorca, na Espanha, no dia 11 de maio. O também atleta Rafael Braune de Castro, 34 anos, contou que ao chegar no local, cerca de três minutos após o acidente, a vítima estava consciente, mas gritava muito de dor devido aos traumas. "Ele não conseguia dizer o número de telefone para a gente ligar".
Rafael fez ainda um apelo para que uma mulher, que disse ter visto o acidente quando todos tentavam socorrer Nikolay, se apresente para que possa ser ouvida pela polícia. Segundo ele, por estarem muito nervosos, ninguém anotou telefone da senhora.
Em nota, a Rio Ônibus disse que lamenta o acidente envolvendo um de seus veículos e informou que aguarda a conclusão do trabalho pericial para se pronunciar. A Transportes Vila Isabel afirmou que está colaborando com as investigações.

O acidente
O ciclista Pedro Nikolay, morreu por volta de 10h10 desta terça-feira, no Hospital Miguel Couto, após ser atropelado, por volta das 5h50, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, esquina com a Avenida Henrique Dumont, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por um ônibus da linha 433 (Vila Isabel x Leblon). Nikolay, que era dentista, participava de um treinamento que reunia cerca de 20 atletas, quando foi atingido pelo coletivo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Nikolay morreu em decorrência de politraumatismo. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) por volta de  11h.
Sinal vermelho
De acordo o amigo da vítima Eduardo Werneck, o motorista do ônibus teria avançado o sinal vermelho. "Um amigo nosso que estava com ele disse que foi um ônibus da linha 433 que desrespeitou essa faixa de ciclistas, avançou um sinal vermelho e atropelou esse nosso amigo Pedro Nikolay, que infelizmente veio a falecer", disse Werneck, pedindo que o caso não fique impune.
Ainda segundo Eduardo, pessoas que estavam no local disseram que a ambulância demorou 30 minutos para chegar. O atleta morava com a mãe e com a avó em Copacabana. Pedro era dentista e tinha um consultório no mesmo bairro de sua residência, na Zona Sul do Rio.
Insegurança
Segundo a amiga Teresa Fuiza, os ciclistas sofrem muito com a insegurança nas ruas da cidade. “Nós não temos segurança nenhuma. Ele sempre ia e voltava do treino de carro. Nós sofremos com a falta de segurança e com o abuso de motoristas de vans, carros e ônibus”, disse a amiga de mais de 2 anos do ciclista, que acrescentou ainda que ele estava testando um a bicicleta nova. “Ele amava o que ele fazia e era uma pessoa super do bem, sempre alegre e de bem com a vida. Espero que essa situação não fique impune”, afirmou.
Fonte: G1