03 junho 2013

1º Pedalight de Junho...

   Sábado é dia de Pedalight em Bagé, e para abrir o mês de junho, neste dia 1º, o grupo fez um pedal passando em frente ao Complexo Cultural de Santa Thereza e Horto Municipal, retornando pelo Aeroporto e Clube Cantegril.

   No total foram pedalados 26 km's, encarados de forma leve e descontraída, em cerca de 2h30m de pedal. Vários pontos de paradas e alguns atalhos inesperados e inéditos para alguns, diferenciaram um pouco o roteiro das outras passadas pela mesma rota.

   Veja abaixo algumas fotos deste pedal, ou clique aqui para acessar o álbum completo e fazer o download de suas fotos com melhor qualidade.

 
Preparando o corpo para o pedal, com uma sessão de alongamento antes da saída.
"É minha primeira pedalada!", comenta a menina que passeava pela ciclovia da Alameda Pedro Coll Leite.
  
Entrando na Ciclovia da Alameda Pedro Coll Leite, através da Ponte Alta.
Continuação da Ciclovia Alameda Pedro Coll Leite, passando pelos antigos Fornos de Telhas de barro.
 
"Óooow o carro na cicloviiiiiia!!!"

 
Cris, nova integrante do grupo, estreou com tudo, pedalando de manhã e outro à tarde.
 
Atalho pelos pinheiros, em frente ao aeroporto.
 
   Pelotão no acostamento, quase 20 participantes nesta edição.
   Vilmar e Emerson... Um levou o outro à encarar o pedal novamente.
"Ghost Bike" de Susana Munoz... Ainda lá, mas nada de responsabilidade ao responsáveis pela sua morte.
Roteiro.

O quê você vê de errado nestas duas cenas?

 
Local: Ciclofaixa da Av. Visconde de Ribeiro Magalhães (Bagé - RS)

01 - Ciclistas na contra-mão
02 - Excesso de sujeira e esgoto à céu aberto
03 - Asfalto mal conservado

   Todas as opções estão corretas!!!
   Os motoristas bajeenses não respeitam a sinalização vigente no local, e estacionam, carros, caminhões e motos dentro da área de circulação exclusiva para ciclistas, ou seja, dentro da CICLOFAIXA, forçando que os ciclistas acabem circulando na contra-mão, dependendo do sentido que estão circulando, já que esta ciclofaixa foi construída em apenas uma das bordas da pista.

   A sujeira e areia que saem do asfalto e das ruas laterais, acabam se acumulando na ciclovia, tornando ela perigosa para transitar, já que ela fica com uma superfície arenosa e fácil de escapar uma roda ou derrapar, podendo causar um tombo aos ciclistas que por ali trafegam. A falta de encanamento ou drenagem no local, faz com que toda a água da chuva fique acumulada na ciclovia, que junto à sujeira acumulada, se transforma em barro, o que é um problema para os moradores desta região da cidade que utilizam esta área para deslocamento.

   O asfalto mal conservado acaba fazendo com que os motoristas ao desviarem dos buracos invadam a pista contrária e até mesmo a ciclovia, que se ocorrerem a casualidade de ter um motorista + buraco + susto + ciclista + motorista na outra mão... Não quero nem ver o resultado...

Soluções:
01 - Multas e limpeza do local
02 - Construção de uma CICLOVIA

Diferença entre ciclovia e ciclofaixa:
A ciclofaixa é um local demarcado através de pintura ou tachões, para uso exclusivo do trânsito de bicicletas;
A ciclovia é um local demarcado através de canteiro divisório, para uso exclusivo do trânsito de bicicletas.

   Ajude a compartilhar estas fotos para que o poder público municipal tome vergonha, e alguma iniciativa seja providenciada, assim como os motoristas que infringem este tipo de lei.

Pedalight Especial

   No próximo sábado, 08 de junho, a edição do Pedalight terá um roteiro especial, iniciando com a Entrega do triciclo da Ação Solidária que realizamos neste mês de maio. Ciclistas e simpatizantes da causa, se reuniram e efetuaram doações para que pudéssemos comprar um triciclo adaptado, especialmente montado para a menina de 11 anos, Izabel Cristina, que possui paralisia cerebral e algumas limitações, possibilitando que ela tenha em mãos mais uma ferramenta de auxilio em suas sessões de fisioterapia, proporcionando ainda momentos de alegria, agora em três rodas.


   A saída será pontual às 15h na Ciclo Regert e pedimos que os ciclistas interessados em estar presentes, não se atrasem, para que possamos efetuar a entrega da bicicleta, auxiliarmos Izabem em suas primeiras pedaladas e depois ainda façamos um roteiro de pedal com retorno ainda antes do anoitecer. A rota será leve, e com uma extensão de 20 km's passando pela Travessa 115, Fábrica de Tripas, retornando pelo Trevinho da Macumba. Para esta edição indicamos que todos estejam com sinalização noturna (refletivos ou piscas), pois é quase certo que será necessária em nosso retorno.


Bike route 2.162.792 - powered by Www.bikemap.net

Resultados: Copa União de MTB nas Minas do Camaquã

   Neste último domingo, 02 de junho, a cidade de Caçapava do Sul, sediou a 3ª etapa da Copa União de Mountain Bike 2013. No total foram 11 categorias em disputa, e o evento contou com a presença de 88 ciclistas de todo Rio Grande do Sul, número recorde de participantes na história das etapas deste campeonato, tendo a bela região das Minas do Camaquã como cenário destas disputas.
   A parceria entre Minas Bikers (Caçapava do Sul) e Bike Mania (Dom Pedrito) foi de extrema importância para a grandiosidade do evento, aliados ao cenário da região, proporcionando que os ciclistas tivessem a oportunidade de disputar uma prova em um local de beleza ímpar na região.
   A prova teve um circuito de 45 km's que levaram os ciclistas "do céu ao inferno", pois nos primeiros 14 km's o trecho era plano com algumas subidas, e o restante era um sobe e desce "sem fim", exigindo dos atletas perícia nas descidas e concentração nas subidas rochosas e úmidas. As categorias Iniciante e Feminino tiveram um percurso especial, com 14 km's de extensão.

Largada morro acima, com 88 ciclistas alinhados.
   Na geral, o vencedor foi o pedritense, Igor Santos, que venceu a prova por apenas 01 segundo de diferença para o segundo colocado, Marcelo Bendlin Leon, o "Rato", seu conterrâneo. Uma chegada emocionante, em uma prova dura e árdua para Marcelo, que está se preparando para o Desafio Marcio May, que será disputado no final de semana seguinte, em Santa Catarina. E mesmo com o alto nível dos seus concorrentes, Marcelo conseguiu tirar uma diferença de 10 minutos para o segundo colocado, e após ter o pneu furado nos quilômetros finais, precisou encarar uma verdadeira "rústica" até a linha de chegada, correndo a pé mais de 2 km's, sendo ultrapassado praticamente na linha de chegada.
   Treze ciclistas bajeenses estiveram presentes no evento, representando a "Rainha da Fronteira". Confira suas colocações:

Categoria feminino
1º - Luize Vestfhal Machado

Categoria Sub-30
7º - Adriano Alonso

Master A
10º - Maurício Ferreira
11º - Heron Regert
14º - Gerson Lopes
16º - Everton Pacheco

Categoria Estreante
12º - Maurício Lacerda
13º - Sérgio de Deus
14º - Ariovaldo Batista
AB - Edison Gon
AB - Alessandro Leal

Categoria Master C
2º - Paulo Roberto Regert
4º - Pedro Pancrácio Regert

   Junto com a galera de Bagé, ainda estavam presentes os representantes de Hulha Negra e Colônia Nova, com as seguintes colocações:
Nilson da Silva (7º colocado Cat. Master A)
Kelly Bender (2ª colocada Cat. Feminino)
Carlos Schroader (7º colocado Cat. Master B)

Éverton Pacheco (Bagé), 16º colocado na Cat. Master A, com o cenário das Minas do Camaquã, como plano de fundo. 


Gilson da Silva (Hulha Negra), 7º colocado Cat. Master A.

Heron Regert (Bagé), 11º colocado Cat. Master A.

Pilotos de Bagé, Colônia Nova e Hulha Negra.
Várias atrações locais do Minas Outdoor Sports disponíveis no vilarejo.
 
Após a prova e um bom banho,  almoçamos e fomos conhecer um pouco mais das região.
 

   Parabéns ao Sérgio Lopes "Mafú", Tézio Teixera e demais auxiliares envolvidos na realização e organização desta prova... O MTB Gaúcho agradece... Mais um excelente evento que deve entrar para o calendário anual!

Link's relacionados:
Álbum de fotos (Daniele G. Regert)
Álbum de fotos (Minas Outdoor Sports)
Álbum de fotos 02 (Minas Outdoor Sports)
Álbum de fotos (Luize Vestfahl Machado)