24 junho 2013

1ª Pedalada Colonial

   Mesmo que por várias vezes a galera de Bagé e região tenham encarado o roteiro de pedal até a Colônia Nova, a 1º Pedalada Colonial, foi realizada neste domingo, 23 de junho, graças às reformas que estão sendo realizadas no acostamento que ligam as cidades de Bagé e Aceguá.
   A parceria e união de Ciclo Regert, Associação Bajeense de Ciclismo e Mobilidade, junto ao grupo Colônia Bikers, possibilitou que os ciclistas de Colônia Nova, distrito do Município de Aceguá, recepcionassem os ciclistas de Bagé, Hulha Negra e Candiota, com um galeto feito especialmente para o evento, pela própria comunidade local, no Clube Soremi. Este evento estava programado para o dia 16, do mesmo mês, mas por motivo de força maior precisou ter sua data alterada, e mesmo que em meio à chuvas nos dias antecedentes ao evento e a previsão de muito frio, cerca de 60 ciclistas corajosos encararam este roteiro de terreno misto, com cerca de 40% de asfalto, e o restante por estradas de chão, passando entre haras e belas paisagens da região da campanha. Alguns encararam a rota, via asfalto, no qual eu aposto que se arrependeram, pois foi um verdadeiro "Domingão Aventura" aos que não abriram mão de manter a rota original, e encararam o corredor do "Barro Vermelho", com cerca de 6 km's, onde as pernas não serviram somente para pedalar, e devido ao barro que emplastava nas rodas das bicicletas, foi preciso caminhar por alguns trechos, mas o clima de alegria e motivação não esmoreceu em momento algum, pois mesmo que estivessem praticamente atolados no barro, o sorriso não se apagou nunca do rosto dos participantes.
   Amizade, Companheirismo, Alegria, Pedal, Barro, Asfalto, Descidas, Subidas, Frio, Céu azul, Superações, Almoço, Risadas, Harlem Shake, Picnic, Câmaras furadas, Remendos, Caputino, Super lua... Acontecimentos e sensações que os participantes deste passeio puderam apreciar, superar e curtir intensamente... Por isso eu pedalo.. Por isso incentivo os outros a pedalarem... Não tem como ficar de fora de um clima tão sadio e viciante como é o mundo das "magrelas"!

   Acompanhe abaixo alguns momentos deste pedal:

Antes da largada, uma sessão de alongamento com Prof. Sandra Peres, na Praça Santos Dumont, ponto de largada.
Guacira, pedalou apenas a roda de ida até a Colônia, mas chegou ao seu recorde de 48 km's de pedal.

Ivo, Karla, Gabriel, Maurício Brito, Nilton, Maurício Lacerda, Sergio e Pino, na região dos haras.
Vanessa Regert, Sandra Peres e Aline Pacheco, na ponte da região do Espantoso.

As "audaxiosas" Karla Torrescasana, Goreti Felice e Loriza Garcia.

Cris, Ivonir, Alessandro, Guacira e Carlito, nos primeiros km's de estrada de chão, na estrada do Haras Mondezir.
Miguel e Lenen, nova geração de ciclistas. Exemplo para muitos que ainda tem medo de encarar os roteiros, estes dois foram o tempo todo escoltados pelos pais de Lenem, com o carro de apoio.
Vanessa, integrante dos Amigos do Pedal de Candiota, não pedalou neste passeio, mas fez o apoio aos seus companheiros e não perdeu a chance de registrar belas imagens.
  
Cris e Alessandro, companheirismo do começo ao fim.
Guigo e Leo, desbravando o barro.
Ander Larronda, já está praticamente se tornando um multi ciclista, encarando Freeride, Passeios e agora rumo às Pedaladas de longa distância.
 
Á direita, Ivonir Petrarca, encarando sua rota mais longa e mais árdua. Grande companheiro, pedalou a rota de ida, e ainda efetuou escolta aos participantes que iam na retaguarda do grupo. 

Gustavo Cunha, mesmo atrasado, não deixou de comparecer e alcançou o grupo em meio a muito barro.

Terminou o barro... Graças à Deus!!!
Apareceu até um chimarrão? Sim, recepção do Alemão das Abelhas, no término do corredor do Barro Vermelho.
"Óia" o Alemão das Abelhas... Terminou o chão...  Já estamos na Colônia Nova... Agora é só asfalto.
   Alguns ciclistas acabaram entrando em uma rota errada, que por sorte tinha o mesmo destino, aumentando 10 km's no roteiro final e desviando dos principais pontos de barro. Na foto abaixo Tina Rezende e Gerson Lopes, nesta rota.


 
 
Nas quatro fotos acima, só deu galera de Candiota: Sandra Yamoto, Waldemar Fagundes, Tiago Britto...



 
Galeto especial no Clube Soremi.
Aos que solicitaram... Mais uma session especial de alongamento...
Esta foi a turma responsável pela recepção aos participantes. União entre ciclistas e a comunidade de Colônia Nova.

Partiu... Bagé então! Agora pelo asfalto.

Carlito, ciclista old school, um dos pioneiros do MTB na região, já participou de inúmeras aventuras.

 
Parada estratégica na parada de ônibus... e... que tal fazermos um Harlen Shake???


Aline Pacheco, pela primeira vez chegando na casa dos 3 dígitos... 100 km's de pedal.
 
   À esquerda a Super Lua, que as lentes de nossas câmeras não puderam registrar com nitidez, mas a lembrança irá ficar marcada na memória de quem pode apreciá-la. À direita, o grupo que fechou a rota, chegando em Bagé às 19:40 da noite após termos saído às 15:30 da Colônia Nova.

Link's relacionados:
Álbum de fotos (Tiago Cavalgante Brito)
Álbum de fotos (Sandra Peres)
Álbum de fotos (Heron Regert)

Pedalight Especial: Visita à Vinícola Peruzzo


   Neste sábado, 22 de junho, a edição do Pedalight foi especial. Agendamos uma visita à Vinícola Peruzzo, onde fomos muito bem recepcionados pelo Luciã, que nos deu uma aula sobre vinhos e uvas, nos mostrando esta nova cultura de plantio que a cada ano cresce mais em nossa região, trazendo investidores para o clima do pampa gaúcho.
   No total foram, 22 km's de pedal, com a participação de 20 ciclistas, inclusive com alguns representantes do Grupo Amigos do Pedal, de Candiota.

 

 
  

 


   O roteiro foi misto com asfalto até o Trevinho da Macumba, mais 02 quilômetros de estrada de chão até a Vinícola. Mesmo com as chuvas da semana anterior, a estrada estava com apenas alguns pontos de barro, nada que atrapalhasse a passagem dos ciclistas.
   Muito obrigado pela companhia desta galera que aproveitou muito bem este sábado gelado, para apreciar um bom pedal, uma ótima tarde de sol, e ainda aliar o esporte com a cultura de nossa região.
   Após a visita, ainda tivemos o prazer de apreciar as diferenças entre alguns modelos de vinhos, e espumantes, em uma degustação, no qual ainda cada participante pode levar para casa uma recordação especial deste passeio.
   Agradeço aos ciclistas participantes, ao Luciã, que nos recepcionou, e à Vinícola Peruzzo pela oportunidade de conhecermos a sua estrutura e produtos.
   Aos ciclistas iniciantes, que queiram começar a participar deste grupo, a saída neste mês de junho, ainda está sendo realizada às 15h, sempre por roteiros diferenciados, seguindo as dicas e solicitações dos participantes. A utilização de capacete é indispensável, e os passeios não tem custo de inscrição.


 

 
 

 

Link's relacionados:
Álbum de fotos
Peruzzo Vinhas e Vinhos