15 agosto 2013

Audiência Pública Mobilide Urbana


   Nesta quinta-feira, 15 de agosto, recebemos em Bagé, o Ciclo Ativista e Vereador porto alegrense, Marcelo Sgarbosa, para participar da Audiência Pública referente a Mobilidade Urbana, em especial as ciclovias. Sgarbosa fez uma visita rápida a cidade, chegando ao meio dia, onde fizemos um rápido tour pelas atuais ciclovias da cidade, não foi possível mostrar os 15 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas, mas foi possível demonstrar a Ciclovia da Av. Santa Tecla, o esquecimento de ciclofaixa da área de acesso à unipampa, a nova ciclovia da Av. Leonel Brizola, ciclofaixa da Av. Visconde de Ribeiro Magalhães, e por final sua continuação através da ciclovia compartilhada da Alameda Pedro Coll Leite, com uma visualização especial da vista da Ponte Alta, através do antigo paredão.




   O almoço em confraternização com o excelente atendimento do Restaurante Santa Hora, proporcionou mais algumas trocas de experiências e contos sobre o ciclismo e ativismo na região.



   Não sou horador, ou hábil em me expressar em público, mas fiz o possível para tentar expressar um pouco das necessidades dos ciclistas. Agora será montado uma comissão, em parceria com a Secretaria de Planejamento e demais membros da comissão.
   O arquiteto Ramiro da Secretaria de Planejamento apresentou parte do Plano Cicloviário, com algumas propostas de novas ciclovias, todas elas dentro das atuais reivindicações que já solicitamos à Câmara de Vereadores.
   Sgarbosa apresentou dentro de sua linha alguns slides interessantes, mostrando as vantagens da bicicleta no trânsito, demonstrando uma visão diferenciada, onde a visão pelas áreas verdes e a inclusão da cultura da bicicleta no cotidiano da população foram o foco principal.
   Ao final, foi nítido vermos que esta Audiência Pública serviu para que o Poder Público Bajeense já olhasse de outra forma a bicicleta, desmarginalizando o uso da bicicleta, mostrando que todos os níveis de classes sociais se encontram em total equilíbrio sobre duas rodas.
   Agradeço a presença de todos os presentes, já que o horário foi em dia útil em horário de expediente, impossibilitando a presença de muitos. Agradecimento especial ao Vereador Sgarbosa, pelo deslocamento até nosso município, ao Vereador Lelinho Lopes pelo convite de participação e a assessoria do Marcelo Nalério.

Link de reportagem da RBS TV Bagé:
 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/bage/v/mobilidade-urbana-discutida-pela-camara-de-vereadores-de-bage/2762197/

Conheça as ciclovias e ciclofaixas de Bagé

   Nesta postagem é possível que você conheça os 15 quilômetros de extensão entre Ciclovias e Ciclo Faixas, que Bagé tem atualmente. Lembrando que as ciclovias são locais separados através de canteiros, de utilização específica de bicicletas e seus similares, enquanto as ciclofaixas são demarcadas através de pinturas e outros modos de marcações.
   Já circula na câmara de vereadores, solicitações de melhorias, limpezas, ampliações e ligações entre as atuais ciclovias já existentes em nosso município.  Mas nada que tenha saído dos papéis, para tal, nesta quinta-feira, 15 de agosto, teremos uma Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana, onde estaremos presentes, e você também é convidado a exercer o seu papel de cidadão. O evento será na Câmara Municipal de Vereadores às 14h.

Conheça abaixo as atuais ciclovias de Bagé:

Ciclo Faixa Avenida Espanha: 1,68k
http://www.bikemap.net/pt/route/2286537-ciclofaixa-av-espanha/?newly_saved=true#/z15/-31.31112,-54.11424/google_hybrid

Ciclovia Av. Leonel Brizola: 1,83 k
http://www.bikemap.net/pt/route/2286546-ciclovia-av-leonel-brizola/?newly_saved=true#/z16/-31.33176,-54.06836/google_hybrid

Ciclovia Av. Stª Tecla: 4,1k
http://www.bikemap.net/pt/route/2286553-ciclovia-av-sta-tecla/?newly_saved=true#/z14/-31.30804,-54.08415/google_hybrid

Ciclovia Av. Dr. Átila Taborda: 1,43k
http://www.bikemap.net/pt/route/2286559-ciclovia-avv-dr-atila-taborda/?newly_saved=true#/z16/-31.31952,-54.12864/google_hybrid

Ciclovia Alameda Pedro Coll Leite + Ciclofaixa Av. Visconde de Ribeiro Magalhães: 6k
http://www.bikemap.net/pt/route/2286579-ciclovia-alameda-pedro-coll-leite-ciclofaixa-av-visconde-de-ribeiro-magalhaes/?newly_saved=true#/z14/-31.34257,-54.07136/google_hybrid