28 dezembro 2013

Definidas as regras das bicicletas elétricas

   Aproveitando a onda da mobilidade sustentável e do incentivo ao uso de transportes alternativos nos centros urbanos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu fim a uma polêmica que já dura mais de um ano e publicou, neste mês de dezembro, uma norma que equipara as bicicletas elétricas às convencionais.
   Mas, antes de sair pelas ciclovias com a sua motorizada, há uma série de requisitos que devem ser observados. O principal deles diz respeito aos equipamentos de segurança: capacete, faróis, campainha, espelhos retrovisores e velocímetro são de uso obrigatório.
   Além disso, não é qualquer elétrica que foi equiparada à bicicleta comum. Apenas aquelas com potência de até 350 watts e acionamento do motor por meio do pedal ganharam esse privilégio. Por isso, se a sua bike tem o acelerador no guidão, será preciso adaptá-la para poder conduzi-la pela ciclovia.

Características da bicicleta elétrica
- O preço varia de R$ 2,5 mil a R$ 6,7 mil
- Dois tipos de bateria: a de chumbo, mais pesada, e a de lítio, que dura mais. 
- Peso varia de 25 a 34 quilos, dependendo da bateria utilizada.
- Autonomia de até 40 quilômetros rodados por cada carga. Quanto mais potente o motor, menor será a autonomia. A duração da carga também pode variar de acordo com o terreno e o peso do ciclista, assim como a marcha eletrônica utilizada e sua carga de força no pedal.
- O tempo de recarga varia de quatro a seis horas. O ideal é não esperar esgotar a carga e recarregá-la pelo menos uma vez por semana, mesmo que o usuário não a utilize com frequência.
- Conforme regulamentação do Contran, a velocidade máxima permitida é de 6 km/h em área de circulação de pedestres e de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas. (Área de circulação de pedestres? Isto se classifica como calçada, onde pelo correto é proibida a circulação de qualquer tipo de bicicleta)
- Não é permitido usar acelerador no guidão: o motor só pode funcionar por meio do pedal.

VANTAGENS- Não polui o meio ambiente.

- Não gera ruído.
- O custo, de R$ 0,01 por quilômetro rodado, é menor em relação a outros meios de transporte.
- O uso do pedal assistido também permite fazer atividade física.
- Alivia o trânsito, já que serve como meio de transporte.


DESVANTAGENS

- O preço ainda é alto. Apesar do quadro, do freio e do guidão serem de fabricação nacional, todos os componentes da parte elétrica são importados.


- A manutenção é cara em função da pequena escala, já que ainda há poucos consumidores.

A Carteira de Habilitação

   Como esta classifica-se como bicicleta elétrica (Sem acelerador) e com a liberação da tração somente com a ação da pedalada do ciclista, ela classifica-se 100% como bicicleta, e não com o ciclomotor, ou semelhante, por tanto, não necessita da utilização de carteira de motorista.
   Já no caso das bicicletas com motor à combustão, estas sim, requerem a utilização de uma ACC (Autorização de Condução de Ciclomotor), que custa praticamente o valor da carteira de habilitação para dirigir motos, e o DETRAN Bagé não disponibiliza esta opção ACC.

   A Ciclo Regert, em Bagé já está com os modelos oficiais de E-Bikes, liberadas pela nova regulamentação, disponíveis para comercialização, conforme seguem nos link's abaixo:
BICI 20 ELETRICA E-TOTEM 7V DOBRAVEL
 R$3.698,00 
BICI 26 ELETRICA E-TOTEM 21V SHIM. DISC
 R$3.598,00 
BICI 26 ELETRICA TOTEM E-TOWN 21V
 R$3.330,00 

Matéria editada do Jornal Zero Hora .

Nova pista de bicicross em Pelotas

   Um importante passo para o bicicross da zona sul do estado está sendo dado. A A.P.A., em Pelotas, está retomando suas atividades na modalidade, após duas décadas sem bicicross na cidade. O mês de dezembro está sendo de grandes alegrias aos pelotenses, que em breve terão a oportunidade de retomarem a prática da modalidade, que neste ano contou com a participação de três ciclistas da cidade, no Super Campeonato Gaúcho de Bicicross.
   Parabéns ao bicicross gaúcho.. Parabéns Pelotas!!!

Desafio MTB no limite em Dom Pedrito

   Tudo confirmado para a 1ª edição do Desafio MTB no limite, neste domingo, 29 de dezembro, em Dom Pedrito. Com um percurso de 100 km's, os ciclistas terão um prazo máximo de 10 horas para completarem o trajeto.
   A largada será as 06 h da manhã em frente a loja Bike Mania, e 5 ciclistas bageenses estarão participando do desafio:
Acimar Camargo;
Alesandro Vidal;
Heron Regert;
Maurício Ferreira;
Rodrigo Costa.