27 outubro 2014

Projetos de Porto Alegre são finalistas de prêmio nacional de mobilidade urbana

   Com incentivos para o transporte coletivo e uso da bicicleta, projetos concorrem com outras 73 iniciativas de outros estados

Texto e fonte:
Foto: Mateus_Bruxel  / Agencia RBS
Dois projetos de mobilidade urbana criados em Porto Alegre estão entre os finalistas de um prêmio nacional que vai contemplar iniciativas desse tipo no Brasil. Com incentivos ao transporte coletivo e ao uso da bicicleta, eles concorrem com outros 73 projetos de todo o país. O Prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituo Cidade em Movimento, irá escolher o vencedor por meio de votação popular via internet. O premiado será anunciado na próxima quarta-feira (29).
Os projetos finalistas são conhecidos dos moradores da Capital. Um deles, oBiciEscola, já ensinou 650 adultos a pedalarem na cidade. A iniciativa, em operação há quase um ano, também resgatou o uso do Velódromo do Parque Marinha do Brasil, espaço público que se encontrava praticamente abandonado até então. As aulas são ministradas por voluntários que, além de ensinarem o equilíbrio na bike, dão noções de cidadania e trânsito aos interessados nas aulas gratuitas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prêmio concorre na categoria Qualidade do Espaço Público da Mobilidade.
Outra iniciativa conhecida dos porto-alegrenses, o “Que ônibus passa aqui?”, concorre ao prêmio na categoria Transporte Coletivo. O projeto iniciado em fevereiro de 2012, tem como objetivo facilitar o acesso do usuário aos ônibus, informando nas próprias paradas os itinerários que passam pelo local. A ideia inicial era colar adesivos em branco com a pergunta e despertar na população o interesse em preencher o espaço, ajudando outros usuários. Com o tempo e a mobilização social, a prefeitura resolveu encampar a ideia e tornar oficiais os adesivos, numa parceria com o coletivoShoot The Shit, criador da iniciativa original. A EPTC pretende lançar o projeto oficial nesta quarta-feira (29)
A votação via internet vai até dia 29. Para conhecer mais projetos e votar no preferidoclique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário