06 janeiro 2014

Pedalight na Coxilha do Fogo

   Mais um sábado quente, onde a galera do Pedalight saiu para encarar um pedal. Com roteiro selecionado momentos antes da saída, em consenso dos participantes, saímos em direção à Ciclovia da Avenida Santa Tecla, Trevinho da Macumba, Coxilha do Fogo, retornando pela Travessa que liga o bairro da Arvorezinha ao antigo Clube Recreativo, sede campestre.
   Ainda deu tempo de fazer uma parada no Mercadinho do Seu Paulo, onde tomamos uma água gelada, refrigerante e comemos rapadura, para após irmos até a obra da Barragem da Arvorezinha, embargada por irregularidades.


Anoitecer e Amanhecer no pedal...

   Nesta sexta-feira, 03 de janeiro, fiz a parceria com a mulherada da Pedalada do Batom, que resolveram encarar um pedal leve, onde o roteiro foi fazer a volta ao Trevinho da Macumba com retorno pelo Haras Bagé Horse, curtindo um belo por do sol, e aproveitando a temperatura mais amena do final da tarde.
   Ao subir a Av. Santa Tecla, constatamos um racha, entre carro e moto, na qual repetiram ao descer a avenida, registrado em vídeo, ao lado, e testemunhado por muitos ciclistas e pedestres, onde relataram que a cena se repetiu cerca de 7 vezes avenida acima e avenida abaixo.
   Fica a pergunta: De que servem as câmeras de monitoramento da avenida? Onde está o controle sobre motoristas imprudentes como estes? Depois de causarem um acidente, desceparem a cabeça de outro ciclista (ou pedestre), como já ocorreu nesta mesma avenida anos atrás, com esta mesma situação, RACHAS, de nada adiantará "chorar pelo leite derramado".




  Valeu a parceria gurias!!!

   Já com compromisso para o amanhecer, às 06:30 da matina, nos reunimos novamente, desta vez para dar um giro leve no asfalto, recepcionando o grande parceiro, Rogério Madeira Fernandes, que está residindo em Rio Grande e veio passar o final de semana na Rainha da Fronteira.
   Pedal show de bola, com direito a café da manhã, na chegada, na Ciclo Regert.


 


   Em frente a Embrapa, ainda tomamos uma fina dos ônibus 49 e 50, da empresa RODAM, às 07:30 da manhã. Os ônibus vinham juntos e ao nos ultrapassar, em velocidade compatível com a nossa, o primeiro ligou o pisca para a direita, como se fosse nos fechar, entrando na embrapa, o que não ocorreu, pois não parou, somente tirou uma fina, nos ultrapassando, quase que provocando e debochando, enquanto nos driblava-mos as britas e a areia solta do acostamento, assim também passou o seu colega que vinha atrás também o fez, este sem luz de seta ligada. Na foto acima, temos uma noção da distância em que o ônibus circula da faixa branca lateral, mas e qual a necessidade de andar com o ônibus em cima desta faixa lateral? Nenhuma, tenho certeza... PURA PROVOCAÇÃO!!!
   "Parabéns" aos motoristas da RODAM!!! "Só que não"...

   O propósito deste blog é falar sobre coisas boas, sobre a diversão e a alegria que a bicicleta nos trás, dicas, entretenimento, novidades tecnológicas da bicicleta, mas tem momentos em que não podemos ficar calado, devemos nos expressar e mostrar os erros que estão acontecendo, quem sabe assim, atos como estes (pegas e outras barbáries do trânsito) diminuam. Fico chateado quando tenho que relatar problemas e a falta de respeito que muitos motoristas tem com pedestres, ou ciclistas, e principalmente, a falta de respeito com o seu próximo, pois somos todos iguais, não nos transformamos em super-homens ao sentar no volante de um ônibus, ou motos e carros potentes. Sim os motores chamam a adrenalina da velocidade, o espaço de ocupação na via de um ônibus ou caminhão, transforma motoristas em homens (mulheres) armados(as), mas que não devem esquecer de respeitar a lei que manda os maiores respeitarem os menores... A lei que obriga a distância mínima de segurança ao ultrapassar ciclistas, ou seja, 1,5 m como mostra a placa que temos em nossa loja, e está na foto ao lado. Quero poder ver o dia, em que um trânsito sem stress e com uma convivência amigável entre todos, com menos perigo, tenha Bagé como exemplo, contrário da situação atual.

Conheça o Four Cross

   Uma mistura entre BMX Racing (Bicicross) e o Downhill, em uma disputa homem à homem, com 04 ciclistas brigando da largada à linha de chegada. Isto é o verdadeiro 4X, FourX ou popularmente conhecido como Four Cross no Brasil.
   Infelizmente esta é uma das modalidades menos reconhecidas em terras brazucas, mas algo está prestas a mudar, já que a Rede Globo, junto a Yescom estão preparando para os dias 18 e 19 de janeiro, o Rei da Montanha de 4X. O evento será no Ski Mountain Park, em São Roque, São Paulo, e estaremos com a presença confirmada de três gaúchos, competindo no evento, Djoni Fornari, Leonardo "Gaitero" e Ariel Müller.
   Atualmente, os pilotos gaúchos desta modalidade estão competindo junto às provas de Bicicross, em uma categoria especialmente criada para as bicicletas de aro 26.
   Confira no vídeo abaixo, como funciona a modalidade...