10 janeiro 2015

Ergonomia (Comprar a bicicleta certa no tamanho correto)

Ergonomia
“Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem”.

   Comprar uma bicicleta, é como comprar uma peça de vestuário:
   Ela deve vestir corretamente em você, e não o contrário.

   *Atualmente, as grandes lojas e hipermercados respondem pela maior parcela das vendas de bikes no Brasil, com uma grande variedade de modelos, principalmente os voltados ao transporte e ao lazer. Estes modelos, de uma forma geral, são mais simples em seus componentes e materiais de fabricação, tendo uma valor final mais acessível. Dependendo da proposta, podem servir tranquilamente como uma bicicleta para a pessoa entrar neste universo, fazendo “upgrades” com o passar do tempo.

   O único problema é que, ao realizar a compra em magazines e hipermercados, dificilmente encontramos atendimento especializado, o que pode resultar em uma compra inadequada, trazendo sérias consequências ao praticante.

Dicas para você comprar sua bicicleta:
Escolha a sua modalidade, o tipo de bicicleta a ser comprado (Mountain Bike, Speed, Híbrida, Urbana, BMX, FourX, Downhill).

·           Nos casos mais tradicionais (Mountain Bike e Speed), a escolha do tamanho do quadro é bem tradicional (Polegadas para os quadros MTB e Centímetros para os quadros SPD)


Determine o tamanho de seu quadro:
   Multiplicar a medida do seu “cavalo” por 0,65. O resultado indicará o tamanho do quadro em centímetros. 

   Para obter o cavalo:
Fique descalço
Encoste-se em uma parede
Pressione um bastão contra a zona do períneo; 
Meça a distância entre o solo e o cabo.


Não é uma operação muito simples encontrar quadros com medidas específicas. De uma maneira geral, podemos nos basear em nossa altura utilizando-se o seguinte quadro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário