10 janeiro 2015

Trânsito

   O Código de Trânsito Brasileiro "valoriza a vida", as pessoas;
   O código preocupa-se com o cidadão dentro de um carro e não com o carro em sí.
   O código preocupa-se com o ciclista em cima de sua bicicleta e, acima de tudo, com o pedestre que está vulnerável ao ambiente.



Ciclovias:
Estas, são locais de deslocamento diário dentro da cidade, e não áreas para treinamento.

Diga não aos “Pilotos de Ciclovia”!

Lei Nacional 20k/h

Tipos de ciclovias


Ciclovia Av. Sta Tecla 

Ciclovia Av. Sta Tecla OPS - http://3.bp.blogspot.com/-KASUy8ptQbA/TrhV4_mAaYI/AAAAAAAAPFM/GtXwU0u8jvw/s1600/DSC02426.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 2 - https://lh5.googleusercontent.com/-T2tpb8uzWg4/UW1M9jI6UEI/AAAAAAAAklA/giN_9sFzQtg/w962-h577-no/DSC00208.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 3 - http://1.bp.blogspot.com/_9O4AXKDStvw/SqMg-2OMu2I/AAAAAAAADDM/6MTrldMJm8s/s1600/DSC05001.JPG 

Ciclovia Alameda Pedro Cool Leite


Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães

Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães OPS - https://lh3.googleusercontent.com/-TCpxHJfSB3g/Ugjq8p3U_AI/AAAAAAAArcI/cGrTzPm6PJk/w488-h650-no/DSC03326.JPG   https://lh6.googleusercontent.com/-Sfr4MRM5wZk/Uazn9ePEeYI/AAAAAAAAnok/8KrQSLvZw_k/w433-h577-no/DSC01531.JPG


Ciclovia Av. Leonel Brizola

Ciclovia Av. Leonel Brizola OPS - https://lh4.googleusercontent.com/-VM_JE1zo_Cw/ULOndt6REbI/AAAAAAAAfec/0YaoTZ0_XXk/w1026-h577-no/DSC02725.JPG


Ciclovia da Arvorezinha


Ciclofaixa Av. Espanha

Não tem ciclovia? Não tem problema!

O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um veículo que deve trafegar na rua quando não houver ciclovias. Compartilhe o espaço, pois é um direito do ciclista.




·          Pedale sempre de capacete, e com o SEU capacete, no SEU tamanho com sua regulagem e com seu molde correto;



O capacete certo para cada tipo de modalidade


·          Selecione o seu trajeto de deslocamento onde você possa utilizar ao máximo as ciclovias e ruas com o mínimo movimento de carros;

·          Calçadas são de uso exclusivo dos pedestres, e o ciclista só pode utilizar dela se desmontado de sua bicicleta; 

·          Seja previsível no trânsito para evitar acidentes, sinalize suas intenções no trânsito, utilizando os braços;

·          Roupas claras ou coloridas, faixas refletivas, adesivos refletivos, piscas sinalizadores municiados de pilhas bem carregadas;


·          Não pedale na contra mão. É perigoso, contra a lei e em casos de acidentes o impacto é muito maior;



Colisão frente

O medo dos que usam a contramão

Como evitar:
Não pedale muito próximo ao meio fio – Quando você circula no meio da faixa, os veículos que querem te ultrapassar tenderão a fazê-lo através da faixa da esquerda. Por outro lado, se você trafega rente ao acostamento, os condutores de automóveis provavelmente farão a ultrapassagem ocupando a mesma faixa que você, aumentando o risco de atropelamento ou acidente.


·          Muito cuidado em esquinas e cruzamentos, atenção aos carros que estão se aproximando em todas as direções;
Carro conversão direita - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/06.png
Carro conversão frontal - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/08.png

·          Ao circular em rodovias, circule sempre utilizando o acostamento, pois assim como é obrigação do motorista reservar 1,5m ao ultrapassar um ciclista, também é obrigação do ciclista circular no acostamento.
https://lh6.googleusercontent.com/-LjaeSiEaiOs/Usrfwu1XLHI/AAAAAAAAz7c/a-ua0QccA80/w814-h509-no/DSC00255.JPG
Pontes: Reduza a velocidade, observe o fluxo de veículos, sinalize para seus companheiros antes de parar ou ultrapassá-la;
Pelotão/Grupo: Em passeios/treinamentos, fazer o possível para que o pelotão pedale em fila indiana, evitando “escalera” sempre que possível;
Escalera: Indicado somente para dias de competição, com estrada fechada.
http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/giro20d27italia20-20stage20six202020200421.jpg
Capitães do grupo:
Ciclista retrovisor: O último ciclista do pelotão, ou os últimos devem ficar responsáveis pelo controle dos veículos que se aproximam no mesmo sentido, ficando de responsáveis sobre avisar o grupo: Pista livre “sobe” ou Pista ocupada “desce”.
·          Evite o use de fones de ouvidos, e ao utilizar não abuse do volume e utilize somente o fone do ouvido direito, deixando o esquerdo livre para a audição do trânsito .





Não se esqueça que segurança no trânsito não depende apenas do respeito as sinalizações, mas da conduta e atenção do próprio ciclista. Não esqueça dos equipamentos de segurança, do capacete, buzina, luzes de sinalização, pneus calibrados e freios regulados. Bike revisada é bike segura!


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