10 janeiro 2015

Correntes


   A corrente é um dos pontos fortes da bicicleta. Ela é uma das principais peças que transformam a sua pedalada em "gostosa ou tenebrosa". Pois se a sua bicicleta estiver com a corrente sem lubrificação ou com excesso de desgaste, as suas pedaladas se transformam em um martírio, enquanto uma corrente nova, dentro do seu prazo de utilização e bem lubrificada, chega a se equiparar com um vento à favor soprando em suas costas. 

Troca de corrente
MTB - Máximo 1.000k
Speed - Máximo 1.600k
* Trocando dentro destas quilometragens, e sempre monitorando com o medidor de desgaste, você irá conseguir utilizar até 03 correntes com o mesmo jogo de Pinhas e Coroas, aumentando a vida útil da transmissão e renovando o rendimento de sua pedalada.

Ferramenta de medição de desgaste: 

Lubrificação de corrente

   Ponto de lubrificação: Parte inferior, entre as coroas e o câmbio traseiro;
   Óleo: Selecione o modelo de óleo conforme o terreno, condição climática ou quilometragem a ser percorrida.
   * Se possível, lubrifique a sua corrente quando não for utilizar a bicicleta, sempre após ter passado ao menos um pano/flanela para efetuar a retirada de resíduos anteriores. Pedalando para trás, bem devagar, vá pingando o óleo, distribuindo entre os elos da corrente, até chegar no ponto inicial novamente. Deixe a bicicleta em repouso, para que o óleo penetre na corrente e faça o seu serviço, que é a lubrificação interna.
   Ao pegar a bicicleta novamente, com o mesmo pano sujo, efetue a retirada do excesso de óleo, e boas pedaladas!

Sistemas de marchas

   É comum encontrarmos ciclistas que não efetuam a troca de marchas, ou utilizam as marchas de forma errada, forçando a transmissão ou a própria musculatura.
   Lembre-se sempre: A bicicleta é um veículo, e você é o motor. Efetue a troca de marchas sempre que necessário e quantas vezes for preciso.
   Conheça nesta postagem os modelos mais tradicionais de trocadores de marchas e como proceder as trocas:

Modelos de Trocadores de Marchas Passeio

Alavanca Revoshift ou "Grip"

Alavancas TX


Alavancas TZ


Passeio/Mountain Bike

Alavancas Rapid Fire, Rapid Fire Plus, Rapid Fire Instant Release


Alavancas Rapid Fire STI

Speed 
      
Trocadores clássicos

 Trocadores STI Plus (Shimano) ou Ergopower (Campagnolo)



Como trabalha a transmissão:

O uso correto do sistema de marchas:
   Para elevar a vida útil da transmissão de sua bicicleta, a indicação correta é fazer com que a sua corrente trabalhe com o máximo de alinhamento em  relação ao sentido da bicicleta.

Evite:
Marchas Leves X Leves

Marchas Pesadas X Pesadas


    Uso correto:


Ergonomia (Comprar a bicicleta certa no tamanho correto)

Ergonomia
“Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem”.

   Comprar uma bicicleta, é como comprar uma peça de vestuário:
   Ela deve vestir corretamente em você, e não o contrário.

   *Atualmente, as grandes lojas e hipermercados respondem pela maior parcela das vendas de bikes no Brasil, com uma grande variedade de modelos, principalmente os voltados ao transporte e ao lazer. Estes modelos, de uma forma geral, são mais simples em seus componentes e materiais de fabricação, tendo uma valor final mais acessível. Dependendo da proposta, podem servir tranquilamente como uma bicicleta para a pessoa entrar neste universo, fazendo “upgrades” com o passar do tempo.

   O único problema é que, ao realizar a compra em magazines e hipermercados, dificilmente encontramos atendimento especializado, o que pode resultar em uma compra inadequada, trazendo sérias consequências ao praticante.

Dicas para você comprar sua bicicleta:
Escolha a sua modalidade, o tipo de bicicleta a ser comprado (Mountain Bike, Speed, Híbrida, Urbana, BMX, FourX, Downhill).

·           Nos casos mais tradicionais (Mountain Bike e Speed), a escolha do tamanho do quadro é bem tradicional (Polegadas para os quadros MTB e Centímetros para os quadros SPD)


Determine o tamanho de seu quadro:
   Multiplicar a medida do seu “cavalo” por 0,65. O resultado indicará o tamanho do quadro em centímetros. 

   Para obter o cavalo:
Fique descalço
Encoste-se em uma parede
Pressione um bastão contra a zona do períneo; 
Meça a distância entre o solo e o cabo.


Não é uma operação muito simples encontrar quadros com medidas específicas. De uma maneira geral, podemos nos basear em nossa altura utilizando-se o seguinte quadro:



Modalidades do Ciclismo

   Conheça rapidamente algumas das principais modalidades do ciclismo, acompanhando os vídeos abaixo:


Mountain Bike Cross Country


Mountain Bike Maratona

Street/Dirt Jump
 
Downhill 

Bicicross 


Four Cross


Triathon


Ciclismo de Estrada


Ciclismo de Pista


Ciclismo de Longa Distância

   Hoje, estas são as principais modalidades, mas como todos os dias, novas variáveis surgem, existem inúmeras mais, como o Flatland, Downhill Freeride, Downhill Sloopstyle, Bike Trial, etc...

Trânsito

   O Código de Trânsito Brasileiro "valoriza a vida", as pessoas;
   O código preocupa-se com o cidadão dentro de um carro e não com o carro em sí.
   O código preocupa-se com o ciclista em cima de sua bicicleta e, acima de tudo, com o pedestre que está vulnerável ao ambiente.



Ciclovias:
Estas, são locais de deslocamento diário dentro da cidade, e não áreas para treinamento.

Diga não aos “Pilotos de Ciclovia”!

Lei Nacional 20k/h

Tipos de ciclovias


Ciclovia Av. Sta Tecla 

Ciclovia Av. Sta Tecla OPS - http://3.bp.blogspot.com/-KASUy8ptQbA/TrhV4_mAaYI/AAAAAAAAPFM/GtXwU0u8jvw/s1600/DSC02426.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 2 - https://lh5.googleusercontent.com/-T2tpb8uzWg4/UW1M9jI6UEI/AAAAAAAAklA/giN_9sFzQtg/w962-h577-no/DSC00208.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 3 - http://1.bp.blogspot.com/_9O4AXKDStvw/SqMg-2OMu2I/AAAAAAAADDM/6MTrldMJm8s/s1600/DSC05001.JPG 

Ciclovia Alameda Pedro Cool Leite


Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães

Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães OPS - https://lh3.googleusercontent.com/-TCpxHJfSB3g/Ugjq8p3U_AI/AAAAAAAArcI/cGrTzPm6PJk/w488-h650-no/DSC03326.JPG   https://lh6.googleusercontent.com/-Sfr4MRM5wZk/Uazn9ePEeYI/AAAAAAAAnok/8KrQSLvZw_k/w433-h577-no/DSC01531.JPG


Ciclovia Av. Leonel Brizola

Ciclovia Av. Leonel Brizola OPS - https://lh4.googleusercontent.com/-VM_JE1zo_Cw/ULOndt6REbI/AAAAAAAAfec/0YaoTZ0_XXk/w1026-h577-no/DSC02725.JPG


Ciclovia da Arvorezinha


Ciclofaixa Av. Espanha

Não tem ciclovia? Não tem problema!

O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um veículo que deve trafegar na rua quando não houver ciclovias. Compartilhe o espaço, pois é um direito do ciclista.




·          Pedale sempre de capacete, e com o SEU capacete, no SEU tamanho com sua regulagem e com seu molde correto;



O capacete certo para cada tipo de modalidade


·          Selecione o seu trajeto de deslocamento onde você possa utilizar ao máximo as ciclovias e ruas com o mínimo movimento de carros;

·          Calçadas são de uso exclusivo dos pedestres, e o ciclista só pode utilizar dela se desmontado de sua bicicleta; 

·          Seja previsível no trânsito para evitar acidentes, sinalize suas intenções no trânsito, utilizando os braços;

·          Roupas claras ou coloridas, faixas refletivas, adesivos refletivos, piscas sinalizadores municiados de pilhas bem carregadas;


·          Não pedale na contra mão. É perigoso, contra a lei e em casos de acidentes o impacto é muito maior;



Colisão frente

O medo dos que usam a contramão

Como evitar:
Não pedale muito próximo ao meio fio – Quando você circula no meio da faixa, os veículos que querem te ultrapassar tenderão a fazê-lo através da faixa da esquerda. Por outro lado, se você trafega rente ao acostamento, os condutores de automóveis provavelmente farão a ultrapassagem ocupando a mesma faixa que você, aumentando o risco de atropelamento ou acidente.


·          Muito cuidado em esquinas e cruzamentos, atenção aos carros que estão se aproximando em todas as direções;
Carro conversão direita - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/06.png
Carro conversão frontal - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/08.png

·          Ao circular em rodovias, circule sempre utilizando o acostamento, pois assim como é obrigação do motorista reservar 1,5m ao ultrapassar um ciclista, também é obrigação do ciclista circular no acostamento.
https://lh6.googleusercontent.com/-LjaeSiEaiOs/Usrfwu1XLHI/AAAAAAAAz7c/a-ua0QccA80/w814-h509-no/DSC00255.JPG
Pontes: Reduza a velocidade, observe o fluxo de veículos, sinalize para seus companheiros antes de parar ou ultrapassá-la;
Pelotão/Grupo: Em passeios/treinamentos, fazer o possível para que o pelotão pedale em fila indiana, evitando “escalera” sempre que possível;
Escalera: Indicado somente para dias de competição, com estrada fechada.
http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/giro20d27italia20-20stage20six202020200421.jpg
Capitães do grupo:
Ciclista retrovisor: O último ciclista do pelotão, ou os últimos devem ficar responsáveis pelo controle dos veículos que se aproximam no mesmo sentido, ficando de responsáveis sobre avisar o grupo: Pista livre “sobe” ou Pista ocupada “desce”.
·          Evite o use de fones de ouvidos, e ao utilizar não abuse do volume e utilize somente o fone do ouvido direito, deixando o esquerdo livre para a audição do trânsito .





Não se esqueça que segurança no trânsito não depende apenas do respeito as sinalizações, mas da conduta e atenção do próprio ciclista. Não esqueça dos equipamentos de segurança, do capacete, buzina, luzes de sinalização, pneus calibrados e freios regulados. Bike revisada é bike segura!