16 junho 2015

Ciclovias e Ciclo Faixas de Bagé

   Entre ciclovias, ciclovias compartilhadas e ciclo faixas, Bagé soma um total de 16 quilômetros de extensão. Conforme reportagem do Jornal Zero Hora, (Clique para ler) Bagé é o município gaúcho com a maior quilometragem de ciclovias/ciclo faixas por habitante, a 3ª no ranking geral de extensão, a 3ª em obras atuais, já que as empreiteiras não realizaram as devidas conclusões e entregas (Ex.: Av. Santa Tecla e Av. José do Patrocínio), e em 13º nos objetivos para 2016. Como já foi divulgado por aqui, estamos correndo atrás da Lei Municipal da Bicicleta em nosso município, e através dela queremos entrar com novos projetos e reverter este quadro de 13º colocado em objetivos, e principalmente, acrescentar uma nova categoria a este ranking: Cidade Modelo de Ciclovias/Ciclo faixas. Provavelmente nos próximos dias estaremos anunciando a data da votação/aprovação da lei, e nesta data em especial devemos representar a classe ciclística na Câmara Municipal de Vereadores.

   Acompanhe abaixo, em fotos, quais são as atuais vias dedicadas aos ciclistas em Bagé e para acessar o mapa, basta clicar na foto:








   A próxima edição do programa "Chimarrão com pedal", exibida no canal 16 da Net Bagé (TV Câmara) terá como foco estas ciclovias, onde realizamos um "tour" por todas elas, mostrando seus pontos positivos e pontos negativos. O programa deverá ir ao ar dentro dos próximos 10 dias e iremos disponibilizar o seu link para assistir online aqui pelo blog.

Nota oficial UCI/CBC: Equipamento de uso proibido

   Preocupada com a segurança dos competidores de ciclismo de estrada, a UCI (União Ciclistica Internacional) proibiu a utilização de sistemas de freio à disco nas bicicletas em competições oficiais. Consequentemente a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) também adotou a regra. Para esclarecimentos maiores, segue a nota oficial abaixo, e lembrando que as provas de ciclismo de longa distância (Audax/BRM) não se encaixam como competição e não existe a proibição deste tipo de sistema de freios.

Nota oficial:
   A Confederação Brasileira de Ciclismo vêm através deste comunicado, informar que a utilização de bicicletas com freio a disco, na disciplina de Estrada, em qualquer categoria ou classe de competição (regional, estadual ou nacional), está terminantemente proibida pela União Ciclística Internacional (UCI) e, consequentemente pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
   Existem algumas publicações em veiculos de comunicação informando a realização de testes com esse tipo de equipamento (freio a disco) utilizando equipes de Ciclismo de Estrada profissionais do Pro-Tour. Esses testes fazem parte de um pacote de estudos realizados pela UCI, no sentido de verificar a possibilidade da utilização deste tipo de freio nos eventos de Ciclismo de Estrada.
   Esclarecemos que no Brasil, a utilização de bicicletas com freio a disco na disciplina de Ciclismo de Estrada só estará liberada após a aprovação do seu uso feita pela UCI, tendo estas modificações implementadas nos regulamentos oficiais da entidade internacional.

Fonte: 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO